Saber quando e como usar o Do e Does é importante para ter uma boa comunicação. Entenda a diferença entre o verbo principal e auxiliar.
Redação | 17 de Outubro de 2022 às 16:00
Os verbos Do e Does são uns dos mais importantes na língua inglesa. Saber quando e como usar o Do e o Does é fundamental para ter uma boa comunicação. Estes verbos da língua inglesa podem ser usados em uma oração como verbo principal e também como verbo auxiliar. Aqui nesta matéria te ajudaremos a entender os diferentes usos e como identificá-los.
A diferença entre o Do e Does vai depender da pessoa empregada na frase. Veja abaixo para entender melhor:
O verbo pode atuar como verbo auxiliar na frase caso acompanhe o sentido do verbo principal, não agregando nenhum significado estando sozinho. Eles também podem ser empregados na afirmativa, interrogativa e negativa.
Utilizamos Do e Does em afirmativas para responder perguntas com os mesmos auxiliares de forma curta. Exemplo:
Utilizamos Do e Does em interrogativas para formar perguntas no Simple Present (Presente Simples). Veja alguns exemplos abaixo:
Lembrando que os verbos principais nas frases interrogativas ficam no infinito sem o to. Nos exemplos acima, podemos ver o know e o study.
Utilizamos o Do e Does em negativas acompanhados do NOT e seguidos pelo verbo principal no infinitivo. Veja exemplos abaixo:
Lembrando que as formas doesn’t e don’t são os verbos + not na forma contraída e querem dizer a mesma coisa.
O verbo to do pode ser empregado também como verbo principal da frase quando ele expressa a ideia de fazer algo, podendo ser flexionado em todas as pessoas seguindo a regra explicada acima. Por exemplo:
O Do e Does podem ser empregados em frases afirmativas vindo logo após o sujeito, sempre expressando a ideia de fazer algo. Veja os exemplos abaixo:
O Do e Does como verbo principal nas frases interrogativas também expressa a ideia de fazer algo. Por exemplo:
Observe que na última frase o Do que funciona como verbo principal não é flexionado na interrogativa, e sim o primeiro Do. Isso acontece porque o primeiro Do é o verbo auxiliar, e o segundo Do é o verbo principal que no caso de frases interrogativas e negativas não é flexionado, pois está no infinitivo.
O verbo to do também pode ser empregado na forma negativa e não aparecerá flexionado, pois se trata de sua forma infinitiva, como mencionado acima. Veja os exemplos para esclarecer melhor:
Agora que você já aprendeu como e quando usar o Do e o Does, veja também 30 frases curtas em inglês que vão melhorar sua comunicação!