Pureza: conheça a história da brasileira premiada por luta contra tráfico humano

Ativista há 30 anos, Pureza denunciou trabalhos análogos à escravidão e teve sua história transformada em filme

Laura Oliveira | 16 de Junho de 2023 às 12:57

A história de Pureza começou com o sumiço do filho - Imagem: Reproduçao/Youtube/Escravo, Nem Pensar!

Na última quinta-feira (15), a brasileira Pureza Lopes Loyola, de 80 anos, recebeu o prêmio "Heróis no combate ao tráfico de pessoas". A única brasileira homenageada na premiação recebeu o prêmio das mãos de Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano.

A cerimônia acontece desde 2004 e tem como objetivo conceder espaço e voz àqueles que se destacam no combate ao tráfico de pessoas. Porém, não é o primeiro prêmio de Pureza Lopes Loyola.

Em 1997, ela recebeu o Prêmio Antiescravidão em Londres pela Anti-Slavery International, a organização abolicionista mais antiga em atividade.

RELACIONADAS

Pastilhas para máquina de lavar: saiba como utilizar

11 ideias de unhas decoradas para manicures iniciantes

As melhores piadas para relaxar antes de ir dormir

Ela ganhou espaço na mídia ao sair em busca do filho desaparecido e descobrir as condições precárias a que trabalhadores eram submetidos em garimpos no Norte do país. Leia a matéria para conhecer a história da primeira brasileira homenageada por ações contra o tráfico humano. 

A história de Pureza

A jornada de Pureza Lopes Loyola começou em 1993 quando ficou sem notícias de Antônio Abel, seu filho mais novo.

Sabendo que ele tinha ido para a Amazônia em busca de trabalho como garimpeiro, Pureza, como ela mesma diz, "seguiu o rastro" de Abel. Assim, ela saiu de casa com uma bolsa, uma bíblia e uma foto do menino.

Chegando em áreas de garimpo, dona Pureza viu como os trabalhadores eram tratados: tinham seus documentos confiscados e se tornaram dependentes de seus empregadores, até para obter ferramentas e produtos básicos.

Leia também: Lista suja: lojas condenadas por trabalho escravo para evitar

Ao reunir provas sobre a situação análoga à escravidão de trabalhadores na Amazônia, dona Pureza ganhou o apoio do grupo Especial de Fiscalização Móvel, que uniu funcionários de diferentes setores para viabilizar o cumprimento das leis e direitos trabalhistas em todo o Brasil.

Pureza virou filme

A história da maranhense virou filme, estrelado pela grande atriz paraense Dira Paes. O grande sucesso lançado em 2022 venceu 28 prêmios nacionais e internacionais.

"Sou paraense e nunca tinha ouvido falar na história da dona Pureza, mulher forte e guerreira. Incrível como a história dos nossos e verdadeiros heróis não são contadas", disse a atriz em um vídeo publicado no canal Quebrando o Tabu. 

Leia também: Conheça Dandara dos Palmares: muito mais que esposa do Zumbi

Dira é conhecida por também ser engajada em lutas por políticas sociais, apoio a ONGs e outras iniciativas. Confira o trailer oficial do filme que será exibido na próxima segunda-feira (19) pela TV Globo no Tela Quente.


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Compartilhe:
brasileira EUA Amazônia premio americano trafico humano

AS MAIS LIDAS

10 mulheres negras que fizeram história no Brasil

17 mulheres que marcaram a história do Brasil

Conheça Dandara dos Palmares: muito mais que esposa do Zumbi