Ativista há 30 anos, Pureza denunciou trabalhos análogos à escravidão e teve sua história transformada em filme
Na última quinta-feira (15), a brasileira Pureza Lopes Loyola, de 80 anos, recebeu o prêmio "Heróis no combate ao tráfico de pessoas". A única brasileira homenageada na premiação recebeu o prêmio das mãos de Antony Blinken, secretário de Estado norte-americano.
A cerimônia acontece desde 2004 e tem como objetivo conceder espaço e voz àqueles que se destacam no combate ao tráfico de pessoas. Porém, não é o primeiro prêmio de Pureza Lopes Loyola.
Em 1997, ela recebeu o Prêmio Antiescravidão em Londres pela Anti-Slavery International, a organização abolicionista mais antiga em atividade.
Ela ganhou espaço na mídia ao sair em busca do filho desaparecido e descobrir as condições precárias a que trabalhadores eram submetidos em garimpos no Norte do país. Leia a matéria para conhecer a história da primeira brasileira homenageada por ações contra o tráfico humano.
A história de Pureza
A jornada de Pureza Lopes Loyola começou em 1993 quando ficou sem notícias de Antônio Abel, seu filho mais novo.
Sabendo que ele tinha ido para a Amazônia em busca de trabalho como garimpeiro, Pureza, como ela mesma diz, "seguiu o rastro" de Abel. Assim, ela saiu de casa com uma bolsa, uma bíblia e uma foto do menino.
Chegando em áreas de garimpo, dona Pureza viu como os trabalhadores eram tratados: tinham seus documentos confiscados e se tornaram dependentes de seus empregadores, até para obter ferramentas e produtos básicos.
Leia também: Lista suja: lojas condenadas por trabalho escravo para evitar
Ao reunir provas sobre a situação análoga à escravidão de trabalhadores na Amazônia, dona Pureza ganhou o apoio do grupo Especial de Fiscalização Móvel, que uniu funcionários de diferentes setores para viabilizar o cumprimento das leis e direitos trabalhistas em todo o Brasil.
Pureza virou filme
A história da maranhense virou filme, estrelado pela grande atriz paraense Dira Paes. O grande sucesso lançado em 2022 venceu 28 prêmios nacionais e internacionais.
"Sou paraense e nunca tinha ouvido falar na história da dona Pureza, mulher forte e guerreira. Incrível como a história dos nossos e verdadeiros heróis não são contadas", disse a atriz em um vídeo publicado no canal Quebrando o Tabu.
Leia também: Conheça Dandara dos Palmares: muito mais que esposa do Zumbi
Dira é conhecida por também ser engajada em lutas por políticas sociais, apoio a ONGs e outras iniciativas. Confira o trailer oficial do filme que será exibido na próxima segunda-feira (19) pela TV Globo no Tela Quente.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!