Existem muitos filmes e séries que mostram a importância do trabalho de professores inspiradores e o papel transformador da educação.
Redação | 15 de Outubro de 2022 às 15:00
Bons mestres têm o poder de inspirar as pessoas. Responsáveis por formar todas as profissões, eles nos impulsionam a nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. E, como diria Aristóteles, “a arte imita a vida”. Por isso, é comum vermos refletida em obras audiovisuais a luta por uma educação de qualidade, através de professores inspiradores. Como tantos educadores reais, são personagens com um brilho especial nos olhos e muita força de vontade para fazer a diferença a vida dos estudantes. Assim, dão seu máximo para que os alunos tenham a chance de alcançar todas as possibilidades que se estendem pelo caminho.
No Dia dos Professores, confira 13 professores inspiradores do cinema e da TV!
Thackeray é um engenheiro que aceita lecionar numa escola barra-pesada em Londres, onde se depara com um grupo de adolescentes rebeldes e determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito, os alunos abandonam o comportamento hostil, se afeiçoando ao mestre. Aos poucos, eles têm suas vidas transformadas por seu método de ensino.
Quando estudou na Welton Academy, Keating foi um dos fundadores originais da Sociedade dos Poetas Mortos. Em 1959, quando volta como professor, ele recria a sociedade para inspirar seus alunos a seguirem seus sonhos e a se rebelarem contra a opressão que enfrentam. Carismático e enérgico, ele acredita intensamente na ideia de pensamento livre, incentivando-os a deixar de lado sua zona de conforto. Possui senso de humor, mas sabe que há um tempo e lugar para isso. É um bom homem e um professor maravilhoso.
Katherine Watson é uma professora de História da Arte que foi educada em uma universidade liberal e agora enfrenta uma escola feminina tradicionalista – a Wellesley College. Lá, as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em esposas cultas e mães responsáveis. A professora tenta abrir a mente de suas alunas para um pensamento livre, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas. O maior desafio para ela será fazer com que suas alunas assumam sua identidade cultural como ser social e histórico.
O professor Lupin ensina Defesa Contra as Artes das Trevas por um curto período em Hogwarts, mas deixa uma marca como nenhum outro. Extraordinariamente perceptivo, parece adivinhar os pensamentos de Harry em suas conversas com o menino. Sua natureza intuitiva se deve ao fato de ser um lobisomem. Apesar da maldição da licantropia, quando está na forma humana não se mostra agressivo e sim empático. Possui um talento raro para lecionar e uma compreensão profunda de seus alunos. Sempre transmitindo sabedoria e encorajamento, se atrai pelos oprimidos justamente por identificação. Isso porque é discriminado pela doença que tem desde a infância.
A senhorita Jennifer Honey é uma professora muito amada pelos seus alunos. Apesar do que sofreu na infância, é altruísta, doce e afetuosa. Super inteligente e incompreendida pela família, Matilda logo tem seu brilhantismo notado pela professora, que não consegue fazer os pais da aluna reconhecerem isso. Logo, as duas se tornam inseparáveis. A Srta. Honey é capaz de entender bem o fardo que é viver com pessoas que não a amam, por isso a conexão entre elas é imediata. Sempre gentil com todos ao seu redor, a professora se torna um apoio emocional para a menina.
Merlí é um professor de filosofia educado, com sua própria moral e que segue seu próprio caminho. Com um humor ácido afiado, ele é irritante, mordaz e irônico para os outros professores. Mas não para seus alunos, que o acham original, engraçado e se estimulam muito com sua maneira de ensinar. Certamente, o protagonista, que dá nome à série, é um desses professores inspiradores que se tornam inesquecíveis.
Com pensamento à frente de seu tempo, feroz e compassiva, a Srta. Stacy traz vida nova ao chegar na escola de Avonlea, no Canadá, em 1897. Depois de enfrentar a estreiteza de certas pessoas da cidade, ela se torna um membro valioso da comunidade. Especialmente aos olhos de Anne, para quem é um modelo e mentora. Com sua busca pela valorização da ciência e luta para transmitir conhecimento aos alunos, sem dúvida a Srta. Stacy é uma entre os professores inspiradores das telas.
O Sr. Anderson é o professor de inglês de Charlie. Ele considera o adolescente um estudante inteligente e e lhe dá livros para ler e escrever seu ensaio. Fundamental para o desenvolvimento do aluno, diagnosticado com depressão, o professor se conecta com ele e o incentiva. Logo, os dois se tornam amigos. Uma curiosidade é que o nome é uma referência ao personagem homônimo de “Sociedade dos Poetas Mortos”, que é citado no filme.
Baseado em fatos reais, o filme “Escritores da Liberdade” conta a história de Erin Gruwell, uma professora recém-chegada na Woodrow Wilson High School. Ela a escolhe especificamente pela oportunidade de educar e inspirar verdadeiramente jovens problemáticos. Com vivacidade e determinação, a Sra. Gruwell está disposta a desencadear uma mudança real na escola e no mundo. Apesar da falta de esperança que os outros têm pelos seus alunos, ela encara os desafios com um sorriso e uma atitude positiva, embora a situação se mostre mais inconstante do que esperava.
Depois que o diretor do Glee Club (o coral da escola) é demitido por conduta inadequada, o professor de espanhol Will Schuester se oferece para assumi-lo na William McKinley High School. Sua esperança é reerguê-lo à sua antiga glória. Ao longo da série, ele se envolve com a história de cada aluno, que se entrelaça com as canções que o grupo ensaia e apresenta. Logo, o senhor Schue se torna a figura paterna de todo o clube, especialmente para Finn Hudson, cujo pai morreu quando ele era bebê.
Dewey consegue um emprego como professor substituto na Horace Green Prep School, fingindo ser seu amigo Ned Schneebly. Ele começa o filme como um roqueiro egocêntrico, egoísta e enérgico que não era muito inteligente em outras áreas além do rock. Mas no final do filme, Dewey se torna muito mais gentil, mais simpático e um ótimo professor de música.
Annalise é uma mulher forte, confiante, autossuficiente e extremamente persuasiva. Respeitada por ser uma grande advogada e uma ótima professora de direito penal, seus alunos a temem e admiram ao mesmo tempo. Segundo ela, “as pessoas devem ser capazes de mover montanhas com as palavras”.
Lúcia é uma professora que guarda um passado obscuro, envolvendo a morte de um aluno na escola Carolina Maria de Jesus. Depois da tragédia, ela enfrenta uma grande crise pessoal que a faz parar de dar aulas por três anos. Nesse meio tempo, o marido sofre um AVC e Lúcia se dedica a cuidar dele. Convidada pelo diretor, Lúcia volta a lecionar com a promessa de nunca mais, em hipótese alguma, desistir de um aluno.