Desde junho de 1948, o dia do romance no Brasil é dia 12 de junho. Mas você sabe o motivo?
No dia 12 de junho, o Brasil celebra o Dia dos Namorados, uma data especial em que casais trocam presentes, mensagens de amor e celebram o romance. No entanto, a data no Brasil difere de muitos outros países, onde o Dia dos Namorados é comemorado em fevereiro.
Você já se perguntou por que existe essa diferença entre o Brasil e o resto do mundo? Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, o "Dia dos Namorados" é comemorado em fevereiro.
Confira a matéria para explorarmos juntos a história por trás dessa discrepância e os motivos culturais que levaram ao estabelecimento do Dia dos Namorados em junho no Brasil.
Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil?
Para a tristeza dos românticos, o motivo dessa data é exclusivamente comercial. A ideia foi João Doria, pai do ex-prefeito de São Paulo João Doria Jr. Vendo o sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data para comprar presentes: o Dia dos Namorados.
Leia também: Como montar uma playlist de Dia dos Namorados no Spotify e surpreender o seu amor
Diminuição de vendas
O mês de Junho foi escolhido porque era um mês em que as vendas caíam no comércio. Além disso, ao celebrar o Dia dos Namorados em um período com menor concorrência de outras datas comemorativas, os varejistas podem impulsionar as vendas de produtos relacionados ao romance, como presentes, flores e jantares românticos.
Santo Casamenteiro
Já o dia 12, foi escolhido pois coincide com a véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Ele é um santo popular no Brasil, e seu dia é celebrado com festividades em muitas regiões do país.
No dia de Santo Antônio (13/06), devotos recorrem a ele para encontrar o amor, fazendo as simpatias que a tradição ensina. Confira algumas das simpatias para o santo casamenteiro!
Dia de São Valentim
Em muitos países, o "Dia dos Namorados" - que, na verdade, é chamado de Valentine's Day - é celebrado em 14 de fevereiro em homenagem a São Valentim. Essa data é amplamente reconhecida como um dia para demonstrar amor e apreço pelos parceiros românticos.
O dia foi escolhido por ser a data em que um bispo da Igreja Católica, chamado Valentim, foi morto em Roma pelo fato de ter desobedecido ao imperador realizando casamentos às escondidas.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!