Com o mundo em constante evolução, a indústria da moda também está se desenvolvendo. Entenda melhor o termo plus size e sua popularização.
Uma pauta pouco aprofundada no universo da moda era a dificuldade que pessoas gordas possuem para encontrar roupas nos tamanhos ideais. Porém, com o mundo em constante evolução, a moda também se modificou e desenvolveu o termo plus size.
Com o intuito de contemplar corpos gordos, moda plus size se expandiu e ganhou alta relevância nas marcas e nas passarelas. Definitivamente, é uma grande contribuição da moda para a inserção de pessoas gordas nessa área pois deu início ao processo de aceitação desses corpos fora do padrão de beleza imposto pela sociedade.
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Como surgiu o termo?
Originado do inglês, “plus” significa “mais” e “size” se traduz em “tamanho”. Ou seja, em tradução indireta, o termo quer dizer “tamanho maior”A empresa que leva o título pela origem do termo é a Lane Bryant, um varejo de moda que criava peças em tamanhos maiores e, assim, eram muito procuradas. A companhia tinha o intuito de identificar esse novo “estilo” de roupas para mulheres gordas e gestantes da época.
Surgida no século XX, a empresa responsável pela popularização dessas roupas maiores também recebeu alguns comentários polêmicos e críticas. A marca Korrel, por exemplo, na época lançou um anúncio polêmico, usando o termo plus size como algo ofensivo. Diziam, em tom negativo, que essas mulheres com curvas maiores e que usavam roupas grandes, eram diferentes do “corpo padrão”.
O mercado da moda plus size
Felizmente, o mercado da moda plus size é um mercado em constante ascensão. Graças a ele, pessoas com corpos grandes agora também encontram roupas com seus devidos tamanhos e que valorizam seus corpos.
O aumento na produção dessas roupas fez com que essas pessoas também conquistassem espaço na indústria da moda em suas diversas áreas, principalmente nos Estados Unidos e em países estrangeiros. Além disso, o objetivo principal, que era acolher pessoas com corpos fora do padrão, também está sendo alcançado, mesmo que devagar.
Aqui no Brasil, apesar de ser um termo bastante conhecido, algumas das grandes empresas ainda não contemplam essa categoria. Segundo a ABPS (Associação Brasil Plus Size), essa parte da indústria cresce a cada dia. Através de estudo, eles identificaram que foram arrecadados mais de 7 bilhões em 2020.
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