Pika, de 20 cm, entra para lista de ameaçados de extinção

O pika chamou a atenção dos brasileiros por conta do nome inusitado.

Cadu Guarieiro | 16 de Junho de 2023 às 14:22

O pika vive nas montanhas da China e foi descoberto na década de 1980. - Imagem: Wirestock

Natural das montanhas chinesas, o pika de ili, ochotona ilensis, é um pequeno mamífero de aproximadamente 20 cm, sem rabo e com hábitos solitários. Além do nome inusitato para os brasileiros, a espécie acabou chamando a atenção por um motivo triste: o risco de extinção.

Leia também: Ecosesexual? Saiba o que significa o termo usado por Sérgio Marone.

O animal foi descoberto pelo cientista Weidong Li, em 1983, enviado com outros pesquisadores, pelo governo chinês, para regiões montanhosas no noroeste do país a fim de estudar doenças infecciosas e recursos naturais.

RELACIONADAS

Qual o nome original da novela turca 'A Sonhadora' que está bombando no Globoplay?

Quer fazer um intercâmbio? Veja como conseguir bolsa de apoio

Quer fugir do calor? Conheça os cortes de cabelo mais práticos e estilosos

Na presença dos homens, o mamífero desconhecido saiu da fenda de uma rocha, e por não reconhecerem o animal, o capturaram e enviaram para análise na Academia Chinesa de Ciências, acreditando ter descoberto uma nova espécie, e de fato estavam certos.

"Eles o encontraram escondido atrás de uma rocha e perceberam que haviam encontrado o pika", afirmou Tasuya Shin, naturalista chinês que trabalhou com os pesquisadores responsáveis pela descoberta do bicho.

O pika é inofensivo, e se alimenta da vegetação. Vivendo em uma altitude entre 2.800 e 4.100 metros, o mamífero aparenta ser bastante solitário, tendo em vista que nunca é visto em pares ou em bandos.

Após a primeira aparição, rever o roedor foi mais difícil. Apenas 30 anos depois, em 2014, durante uma expedição à cordilheira de Tian Shan, que Weidong Li conseguiu tirar uma foto do animal.

Por que o pika ili está em extinção?

O animal é extremamente sensível às mudanças no ambiente, e por conta da industrialização chinesa, da presença cada vez mais constante de pessoas em seu habitat e das mudanças climásticas drásticas, a população de pika vem se tornando cada vez menor.

A ideia em 1990, era de que existissem aproximadamente dois mil indivíduos da espécie em todo o planeta, porém, acredita-se que o número só tenha reduzido com o passar dos anos, informou a União Internacional para a Conservação da Natureza.

 

Siga a gente nos nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para estar sempre atualizado!

Compartilhe:
China pesquisadores pika extinção pika de ili

AS MAIS LIDAS

Animal exótico de 'Harry Potter' não é ficção e pode ser encontrado no Brasil!

Fósseis na China revelam dinossauro com pescoço de 15 metros

Desastre natural levou humanidade à beira da extinção

Veterinários trabalham para evitar extinção de gorilas-das-montanhas

Selfies com lontras: tendência nas redes sociais eleva risco de extinção

O que está acontecendo na China?