Todos os anos, o TripAdvisor, famoso site de viagens, elabora uma lista com os 25 melhores destinos para viajar no mundo inteiro.
William Bastos | 25 de Novembro de 2019 às 08:00
Todos os anos, o TripAdvisor, famoso site de viagens, elabora uma lista com os 25 melhores destinos para viajar no mundo inteiro. A lista de 2019 contém alguns locais esplêndidos, como Hurghada, no Egito, um balneário na costa do Mar Vermelho, ideal para quem curte praias com águas cristalinas, e outros mais conhecidos, como Paris e Lisboa.
Como turista, vários destinos para viajar certamente contêm um mar de experiências e descobertas. No entanto, algumas precauções devem ser tomadas antes de botar o pé na estrada (ou no avião). Verifique, por exemplo, seus passaportes. Confira se estão em dia, ou se há alguma pendência. Além disso, escolha bem o destino. Não adianta visitar uma localidade que ofereça um desafio para crianças e pessoas com locomoção limitada.
Leia também: 17 dicas para a sua primeira viagem internacional
Algumas cidades, no entanto, não exigem vistos para brasileiros, ou permitem que turistas não os apresentem durante um tempo. É o caso de Lisboa, por exemplo, e Tóquio. Esta segunda cidade oferece um visto especial que vale por 90 dias. No caso do Japão, é necessário preencher alguns documentos para obter esse visto. Informe-se na embaixada dos países que pretende visitar sobre exigências específicas.
Além disso, aprenda o que puder sobre os costumes locais antes de viajar. Alguns dos destinos para viajar possuem culturas diversificadas, então prepara-se para ver muitas novidades — e respeitá-las, acima de tudo!
Londres, a terra da família real e dos Beatles, é a campeã entre os destinos mais visitados do mundo. Há diversos pontos turísticos muito famosos, como o Big Ben e o London Eye, além da Trafalgar Square. Não deixe de visitar a belíssima Abadia de Westminster, além de pontos turísticos conhecidos, como a Abbey Road, lembrada pela famosa fotografia tirada pelos Beatles ali, e o Meridiano de Greenwich para ficar — literalmente — com um pé no ocidente e no oriente! Não deixe de visitar os muitos pubs espalhados pela cidade, entre eles o Princess Louise e o Cittieof Yorke, que já existe desde o século 15!
Paris é uma capital gastronômica;não é preciso conhecer a cidade para saber disso. Dona de uma culinária exuberante, também reúne paisagens lindíssimas e imperdíveis. É impossível não citar como locais de visitação o Museu do Louvre, onde a Monalisa de Da Vinci se encontra, e o Arco do Triunfo.
Roma, capital da Itália, que também foi uma das capitais do antigo Império Romano, é um destino incrível, repleto de programas e aventuras. Para começar, as ruínas do Coliseu, onde eram realizadas as lutas entre gladiadores, merece ser visitado. Roma também abriga a Praça e a Basílica de São Pedro, onde encontram-se os famosos afrescos de Michelângelo, e onde o Papa costuma realizar celebrações, como a missa de Natal. Roma é um destino incrível para quem busca cultura e arte, já que tem uma concentração de museus e obras espalhadas por toda a cidade, como a Igreja San Luigi dei Francesi, onde se encontram pinturas de Caravaggio e ricos detalhes no interior.
Creta é uma ilha localizada na Grécia, então só há duas maneiras de chegar lá: de barco ou avião. As atrações principais são as praias, entre as mais famosas Balos, Elafonisi, Falassarma e Agia Galini. Creta também possui vilarejos que preservam estruturas que remontam a idade de ouro da Grécia, como Heraklion e Chania.
Bali é um destino exótico, repleto de experiências e aventuras para descobrir. Além da paisagem espetacular, apinhada de praias como a Uluwatu, há também templos diversos, como Tirta Empul e Tanah Lot. Os shows de dança balinesa também são uma atração à parte!
Phuket é a maior ilha da Tailândia, no sul do país. Entre as diversas e belas praias, há a Patong Beach, que possui maior infraestrutura voltada para turistas, mas também é possível realizar passeios de barco entre as diversas ilhas menores que circundam a região. A noite de Phuket é muito animada, principalmente na Bangla Road, com suas centenas de bares e boates com fortíssimo apelo sexual. Se o seu programa for mais light, procure a Old Phuket, uma localidade repleta de casarões antigos da época que a ilha fazia parte da Rota da Seda.
Barcelona é a terra de Antoni Gaudí, um famoso pintor do modernismo catalão. Por isso, uma das principais atividades na cidade se chama roteiro Gaudí, que passa por diversas obras arquitetônicas do artista espalhadas pela cidade, como a Igreja Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Milà (ou La Pedrera) e a Casa Batlló. E Barcelona ainda oferece diversas opções de cultura para seus visitantes, como o Museu Picasso de Barcelona, o Bairro Gótico, mais antigo da cidade. Vá também à La Rambla, a rua mais visitada da cidade, que fervilha com locais, turistas e artistas de rua, além do comércio e opções de restaurantes e cafés.
Em Istambul, as atrações turísticas só abrem às 9h, mas a cidade acorda cedo: logo ao nascer do sol, o cântico que chama os fiéis à adoração é entoado, firme e longo. Há muitas mesquitas que podem ser vistas pelos turistas em Istambul, além de atrações como a Basílica da Cisterna e o Museu Aya Sophia, que fica em uma igreja construída pelos bizantinos no século 6. Entre outros destinos muito procurados estão a mesquita Yeni Cami e o Spice Bazar (Mısır Çarşısı), um dos mercados mais coloridos e movimentados da cidade.
O Marrocos possui uma joia chamada Marraquexe. A Cidade Vermelha, como é chamada, está entre as cinco mais populosas do país, com cerca de 800 mil habitantes. Lá você encontrará o que é considerado o coração da cidade, onde é possível encontrar artesãos que vendem itens diferenciados de couro, cerâmica, tecidos, metais entre outros. Turistas não são autorizados a entrar nas medinas, que são centros religiosos, mas podem perambular pelas ruas. Visite também os túmulos Saadianos, onde encontram-se os túmulos dos principais membros da dinastia Saadiana, que governou o local entre os séculos 14 e 16. Confira ainda os jardins de Majorelle, Menara e Agdal, além do Museu Dar Si Said.
Dubai é o destino de quem procura sofisticação e diversão a qualquer instante em uma viagem. A cidade é a maior dos Emirados Árabes Unidos, e concentra um enorme número de bares, boates, restaurantes e lojas, além de parques, como o Dubai Parks, que oferece atrações temáticas como o Legoland, o Bollywood Parks e o Motiongate. Há também passeios para quem curte aventura: é possível sobrevoar a cidade de helicóptero ou fazer saltos de para-quedas, ou visitar o deserto montado em camelos. Dubai é casa de ilhas artificiais muito famosas mundialmente, como a Palm Jumeira, que tem o formato de uma palmeira, entre outras.
Praga é uma capital repleta de arquitetura e arte. Ao chegar à cidade, o visitante pode conferir cenários como o rio Vitava (foto), que corta a cidade. Há ainda locais como a praça da Cidade Antiga, que é muito frequentada por turistas, cheia de restaurantes e monumentos. Ali estão localizadas as igrejas de São Nicolas e Igreja de Nossa Senhora de Tyn, perfeitas para admirar e tirar fotos. Também é possível visitar o Castelo de Praga, antigo centro de poder, uma construção de estilo gótico. Há também o Muro de John Lennon com mensagens de amor e paz, que fica perto da Ilha Kampa.
Siem Reap, localizada no sudoeste asiático, tem como atrações os templos e ruínas de Angkor, que era uma das capitais do Império Khmer, poderoso império hindu-budista que prosperou entre o século 9 e o 15. Entre os principais templos estão o Angkor Wat, o Bayon e Ta Phrom. Mas existem passeios badalados como o que é possível fazer no Night Market, com suas diversas lojas e barracas. O Museu Real de Angkor é ainda o lugar ideal para quem quiser saber da história e cultura khmer.
Nova York também é uma das cidades mais visitadas por brasileiros no mundo, além de ser a décima terceira mais visitada do mundo. A Big Apple, como é chamada carinhosamente, apresenta inúmeras ofertas de atividades e atrações todos os dias. Entre os destinos principais, estão o Central Park, o parque mais famoso do mundo, cenário de dezenas de filmes e séries. A Estátua da Liberdade é o símbolo de Nova York; seus 93 metros simbolizam o sonho de liberdade dos primeiros imigrantes que chegaram à cidade buscando por melhores oportunidades. A Times Square também é famosa entre os visitantes com seus grandes letreiros e cores; sem contar a Broadway e seus famosos espetáculos.
A Jamaica foi o único destino turístico na lista do TripAdvisor que não destacou uma única cidade. A ilha da Jamaica é um prato cheio para quem busca contato com a natureza: praias cristalinas, cachoeiras e montanhas repletas de floresta. No entanto, há alguns pontos a destacar: a ilha faz parte da rota de muitos furacões que passam anualmente por ali, principalmente no período entre julho e novembro.
A partir de dezembro até abril é a melhor época para visitar os jamaicanos, já que é o período de estação seca. Falando em jamaicanos, a recepção a brasileiros costuma ser bastante calorosa. Em Kingston, a capital, os visitantes podem encontrar o Museu Bob Marley, dedicado ao famoso músico de reggae, Bob Marley, nascido por lá. Além disso, há o Devon House, um jardim lindíssimo repleto de restaurantes, cafés e sorveterias.
Com 7 milhões de habitantes e cerca de mil anos de história, a capital do Vietnã, Hanói, reflete o caos de diversos países asiáticos. Em ruas apertadas, pessoas se amontoam entre as muitas lojas e motocicletas que tornam o ar da cidade ainda mais típico. As bicicletas também estão presentes em grande número, e são um dos meios de transporte preferidos da população local.
Entre as opções de pontos turísticos, estão o Templo Bach Ma, o mais antigo da cidade, e o Museu da Prisão Hoa Lo, uma prisão construída em 1896 por colonizadores franceses, e hoje é um centro que conta a história da repressão aos vietnamitas que buscavam a independência do país. O lago Hoan Kiem é ideal para tirar fotos, além de ser lá que são encenadas as peças do teatro aquático de fantoches, uma tradição vietnamita que remonta ao século 11.
Tóquio é um dos destinos cujos visitantes comumente dizem que precisam voltar para ver mais. Isso porque as atividades e atrações são inúmeras, e vale a pena visitar a cidade mais de uma vez para conferir sua beleza. Entre os locais mais visitados por turistas, no entanto, estão o Parque Ueno, em Taito, lar das cerejeiras floridas na primavera, ou o mercado Tsukiji, o maior mercado grossista de peixe do mundo, no centro de Tóquio. Se você deseja ter aquela imagem de uma Tóquio colorida, cheia de gente e tráfego intenso, características de uma grande metrópole, vá para Shibuya, onde se localiza o mais famoso cruzamento do mundo.
A alimentação é uma atração à parte; você pode comer ramen nas depachika, que são, segundo o significado da palavra, "lojas de departamento subterrâneas". Nelas é possível encontrar todo tipo de comida e itens. Há muitas depachika em distritos como Shibuya, mas também em Shinjuku e Ginza. Em Tóquio, dependendo de onde você estiver, também é possível ter uma visão privilegiada do Monte Fuji (foto), a 98 km de distância.
A Playa del Carmen é uma atração à parte para os visitantes do México. A 60 km de Cancún, a praia fica localizada no município de Solidariedad, no estado de Quintana Roo. Quem se hospeda em Cancun consegue chegar à praia facilmente através de linhas de ônibus que fazem a rota diariamente. Vale a pena conhecer as águas da Playa del Carmen, que, apesar de não serem como outros destinos paradisíacos do México, ainda oferecem opções para quem é fã de festas e noitadas.
A capital portuguesa é um dos destinos favoritos dos brasileiros, seja para visitar ou mesmo começar uma nova vida por lá. A cidade é repleta de atividades e locais para comer, então não falta o que fazer. Visite, por exemplo, o bairro de Belém, onde você encontrará a versão original do famoso pastel de Belém, bem como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia às margens do rio Tejo.
No Baixa Lisboa, centro histórico da cidade, é possível encontrar ainda mais pontos turísticos muito conhecidos, como o Mercado da Praça Figueira e a Praça do Comércio, além da Rua Augusta, centros comerciais muito movimentados. A noite de Lisboa também é intensa, e conta com inúmeros bairros e boates espalhados pela cidade, tais como o JNcQuoi e o Rive Rouge.
O Nepal é um dos destinos turísticos preferidos de aventureiros que não se importam com o caos e a poeira. Catmandu, a maior cidade do Nepal, oferece exatamente isso: trânsito confuso, vacas andando pelas ruas e uma história que remonta há mais de 2 mil anos. Junto de Patan e Bhaktapur, Catmandu foi uma das três cidades reais do Nepal, e está a mais de 1400 m de altitude. A cidade sofreu com um terremoto que devastou diversos pontos, e até hoje passa por cortes de energia que podem atrapalhar quem gosta de estar conectado. Mas perto dali está o Himalaia, principal destino de quem procura atividades como trekking e alpinismo. A cidade conta também Kathmandu Durbar Square, onde ficam localizados grande parte do comércio e templos, como o Swayambhunath e Boudhanath.
Se você escolher Jaipur como destino, prepare-se para uma paisagem diversificada. Entre os elementos mais tradicionais da cultura árabe, como palácios de marajás, elefantes e encantadores de serpentes, Jaipur concentra também pessoas. Muitas pessoas. Isso porque o distrito é o décimo mais populoso da Índia, então espere esbarrar em muitas pessoas nas ruas! Mas Jaipur também possui outras características, como por exemplo a cor de muitos edifícios por lá: rosa.
Em 1876, o marajá Sawai Ram Singh mandou que todos os prédios da cidade, à época colônia do Reino Unido, fossem pintados de rosa por ocasião da visita do príncipe Albert. Um dos cartões-postais da cidade, o Hawa Mahal é um edifício que fazia parte do palácio real da cidade. A atração se destaca por conter cerca de mil janelas! Visite também o Jantar Mantar, um observatório astronômico construído no século 18 onde é possível olhar para os céus.
A cidade de Hurghada é o destino ideal para quem curte cenários paradisíacos repletos de resorts e praias com águas claras. Entre as principais atividades estão o mergulho, os bares e boates e a vida noturna de lá, muito movimentada. A arquitetura da cidade é um espetáculo à parte: tipicamente árabe, mas com um toque de modernidade, além de muitas luzes. Passeios pelo deserto e as praias, como Sharm El Naga, são programas excelentes para quem busca paisagens exuberantes.
Prepare-se para conhecer uma cidade imensa, um dos principais destinos da Ásia! Hong Kong é uma das cidades com maior densidade demográfica do mundo, além de ser cenário dos famosos arranha-céus que permeiam a cidade. O Victoria Peak, por exemplo, oferece aos visitantes uma vista panorâmica sem igual da cidade, principalmente se você visitá-lo à noite. Visite também o Man Mo Temple, que oferece uma visão espiritual da cultura asiática.
E, se você curte grandes espetáculos, o Symphony of Lights é ideal: trata-se de um show de luzes que apresenta os principais edifícios da cidade ao som de uma sinfonia sincronizada com luzes. Se optar por esse programa, procure por Kowloon, em especial o terminal de balsas de Tsim Sha Tsui, que oferece uma excelente vista.
Cusco é a antiga capital do Império Inca, repleta de história e muitos sítios arqueológicos para visitar. Quem passa por lá não deve deixar de conhecer Machu Picchu, uma cidade vizinha que preserva muitas construções incas datadas de antes da invasão espanhola. Quem passa por Cusco também encontra outras atrações, como o povoado vizinho Ollantaytambo. Outros pontos, como o Qoricancha e as ruínas de Pisac estão frequentemente em roteiros turísticos por ali.
Sydney é uma cidade voltada para a arte. Um dos pontos icônicos da cidade é a Ópera de Sydney (foto), que possui um dos edifícios mais famosos do mundo. Bem perto do prédio, logo atrás, há o Royal Botanic Gardens, que é o jardim botânico da cidade, ideal para passar a tarde e tirar muitas fotos. O The Rocks é também um dos locais mais visitados por turistas em Sydney. O bairro ainda mantém construções que permaneceram de pé após a demolição de cortiços de péssima reputação ocorrida no ano de 1970, cuja justificativa, à época, foi o combate à peste bubônica que ameaçava assolar a localidade.
Tel Aviv é uma cidade animada, com diversas opções de bares, restaurantes e opções culturais. O conjunto arquitetônico do projeto da cidade, que foi inaugurada em 1909, foi inspirado no estilo Bauhaus, tombado pela UNESCO mais tarde. Entre as principais opções culturais, encontra-se o Museu Palmach, o Museu de Arte de Tel Aviv e o Independence Hall Museum.
Praias do Nordeste: conheça 15 destinos paradisíacos
7 dicas para aumentar a vida útil do seu celular
9 filmes de viagens que você vai querer conhecer o mundo!
8 canais de viagem no Youtube para viajar sem sair de casa
Dicas de viagens para conhecer a história do Brasil
13 coisas que você não sabia sobre viagens espaciais