O que são fósseis e como eles são formados?

Preservados há mais de 11 mil anos, os fósseis são os restos de um longínquo período habitado da Terra.

Carol Ávila | 15 de Abril de 2023 às 13:00

- Imagem: Divaneth-Dias / iStock

Ninguém jamais viu um dinossauro, mas mesmo assim sabemos muito sobre eles. Boa parte do nosso conhecimento sobre animais pré-históricos vem de fósseis. Esses vestígios de um longínquo tempo são importantes objetos de estudo tanto para geólogos, paleontólogos quanto para a história mundial. Afinal, a compreensão da vida pré-humanidade é algo fundamental na nossa trajetória na Terra.

Fósseis são os restos preservados de plantas e animais cujos corpos foram enterrados em sedimentos, como areia e lama, sob mares, lagos e rios antigos. Fósseis também incluem qualquer traço preservado de vida que normalmente tem mais de 11.000 anos (antes da atual época geológica, o Holoceno).

Os ossos propriamente enterrados em camadas de terra ou areia há milhares de anos e, aos poucos, foram se transformando em pedra por meio de um processo químico natural. 

Nesse processo, geralmente, ficam preservadas as estruturas mais resistentes do animal ou da planta, como dentes, ossos e conchas. As partes moles (vísceras, pele, vasos sanguíneos, etc) têm maior dificuldade para se preservar.

Como os fósseis se formam

  1. Um ser vivo morre. As condições anaeróbicas excluem bactérias e outros predadores que consomem corpos antes do enterro, de modo que os organismos que morrem nas profundezas do oceano ou em um lago profundo têm maior probabilidade de se tornarem fósseis.
  2. Em seguida, os restos mortais acabam sendo enterrados em sedimento moles. O enterro rápido geralmente promove a fossilização, já que é menos provável que o corpo seja destruído pelo ambiente (ventos, ondas, necrófagos, etc.).
  3. Então, entra o período de enterro, também chamado de fossilização. Ele pode variar de alguns milhares de anos até milhões de anos. Durante esse tempo, as rochas ao redor do organismo sem vida mudarão a forma e a composição química e mineral das partes enterradas do corpo. Os fósseis são melhor preservados quando o ambiente em que estão enterrados não é afetado por erosão posterior, vulcanismo, aquecimento, compressão ou alongamento, ou forte alteração química.
  4. Por fim, as rochas ao redor do fóssil precisam sofrer erosão, permitindo que fiquem expostas à superfície da Terra a tempo de um pesquisador passar e encontrá-lo.
 

O processo de fossilização


E aí, curtiu as nossas curiodidades? Então aproveite e explore mais sobre fósseis em Cultura & Lazer!

Leia também

Hábitos geniais que estimulam a função cognitiva

Fósseis na China revelam dinossauro com pescoço de 15 metros

7 melhores filmes sobre mulheres que fizeram história

283 fósseis de dinossauros são encontrados em construção residencial em Uberaba

Elizabeth II: saiba onde ver filmes e séries sobre a rainha

Descubra a origem surpreendente desses 5 hábitos culturais