Saiba tudo sobre os complexos sistemas que estão presentes no espaço sideral e como eles são formados!
Rafaella Gazzaneo | 30 de Março de 2023 às 14:30
Um buraco negro é um fenômeno espacial de proporções elevadíssimas (geralmente maiores que o sol) e com a massa extremamente compacta, resultando em um campo gravitacional tão forte que nenhum tipo de partícula ou radiação consegue sair.
Considerando que até mesmo a luz é sugada, a presença de um buraco negro é constatada pelas consequências gravitacionais observáveis em seus arredores, especialmente pelas mudanças de órbitas de corpos celestes próximos, que passam a ser atraídos para o buraco negro.
Leia também: Descoberto buraco negro 30 bilhões de vezes mais pesado que o Sol; entenda!
Os buracos negros foram previstos teoricamente como uma mera solução das equações da relatividade geral, entretanto, observações recentes permitiram-nos descobrir muito sobre esses incríveis corpos celestes. Entenda mais sobre como os buracos negros são formados!
Os buracos negros são formados a partir de colapsos gravitacionais de corpos celestes. Esses fenômenos ocorrem quando a pressão interna de um corpo (geralmente estrelas) é insuficiente para manter sua própria massa.
Assim, quando o núcleo da estrela entra em colapso devido à gravidade, o corpo celeste explode liberando enormes quantidades de energia em um evento conhecido como supernova. Durante a supernova, em uma fração de segundo, toda a massa da estrela é comprimida em seu núcleo enquanto se move à aproximadamente 1/4 da velocidade da luz.
Inclusive, é neste exato momento que os elementos mais pesados do universo são criados. Em seguida, a explosão dará origem a uma estrela de nêutron ou, se a estrela for grande o suficiente, o resultado será a formação de um buraco negro, cuja quantidade astronômica de massa concentrada cria o já mencionado campo gravitacional.
Os buracos negros são classificados conforme a origem da sua formação em dois tipos:
Os buracos negros existem em diferentes tamanhos. Os menores conhecidos pela ciência são chamados de buracos negros primordiais e acredita-se que possuem o tamanho de um átomo, mas com a massa total de uma montanha.
Os buracos negros medianos, cuja massa é de até 20 vezes a massa total do sol, são chamados de estelares. Nessa categoria, o menor buraco negro descoberto possui 3.8 vezes a massa solar. Os maiores buracos negros catalogados são chamados de ultramassivos, muitas vezes encontrados no centro de galáxias.
No centro da Via Láctea se encontra o Sagittarius A, um buraco negro com massa equivalente a 4 milhões de vezes a massa do sol. Até o momento, o maior buraco negro já descoberto está localizado no centro de uma galáxia elíptica do aglomerado Abell 1201, possui 30 bilhões de vezes mais massa do que o nosso Sol e você pode saber mais sobre ele clicando aqui!
Descoberto buraco negro 30 bilhões de vezes mais pesado que o Sol; entenda
Sonda da Nasa flagra dunas de areia circulares 'atípicas' em Marte
Novo planeta considerado habitável e do tamanho da Terra é descoberto pela Nasa
NASA compartilha som de buraco negro e é assustador; confira
Deu a louca no mundo: qual é a lei mais maluca do planeta?