Saiba mais o que é analista de diversidade e inclusão.
Walter Farias | 17 de Janeiro de 2023 às 14:21
A vida pessoal de alguns participantes do BB23 viralizou nas redes, como a sapiossexualidade de Key Alves. Sarah Aline, CEO da consultoria Mais Diversidade, também está com a vida particular na boca do povo. A sister viralizou ao fazer todo mundo se perguntar: O que é analista de diversidade e inclusão?
Leia também: 5 histórias positivas para acreditar em um mundo melhor
A repercussão nas redes foi enorme. Inclusive, o perfil oficial de Sarah no Twitter publicou um vídeo explicando do que se trata a profissão.
"Analista de inclusão e diversidade na minha execução hoje é analisar dados. Eu sento na cadeira e olho planilha de zilhões de dados e procuro ausências que podem se tornar oportunidades e possibilidades dentro dos ambientes organizacionais. Eu até brinco de dizer que meu trabalho só existe porque nossa única diferença é que nós de fato somos muito diferentes", afirma Sarah Aline no vídeo da publicação.
Deixando os memes de lado, é preciso ser entendido que esta é uma profissão muito buscada pelas empresas atualmente. Isto porque, a área de diversidade é aquela em que se busca conduzir as estratégias de inclusão e desenvolvimento de grupos de trabalhadores das empresas.
Leia também: Entenda o que é capacitismo e saiba como evitar no dia a dia
Portanto, o analista de diversidade e inclusão é aquele profissional responsável por mapear a força de trabalho das empresas e instituições, visando compreender quais são os grupos com baixa representatividade ou até mesmo nenhuma. Além disso, também é o profissional que elabora todas as estratégias de contratação, desenvolvimento e promoção desses grupos.
Se for de seu real interesse, você vai querer saber que no momento, há no Linkedin, mais de 6mil vagas abertas para esta área de atuação. Ocorre que, com o crescimento da importância dada ao ESG houve uma expansão direcionada a diversidade, como pós-graduação ou cursos de extensão no tema.
No entanto, além de buscar as qualificações teóricas exigidas pelo mercado. É preciso que este profissional se aprofunde e seja bom conhecedor das questões históricas que levaram determinados grupos de indivíduos a estarem à margem da sociedade brasileira.
Os salários irão variar de acordo com a empresa empregadora, experiência profissional e outros critérios. Porém, segundo o Glassdoor, plataforma de avaliações profissionais, a média salarial de um analista de diversidade e inclusão está batendo os R$5 mil.
Por fim, vale lembrar que a inclusão social é capaz de transformar vidas. Por isso, este é um assunto de suma importância para o desenvolvimento do país e consequentemente, do bem-estar social. E se você gostou deste conteúdo, acompanhe as novidades em nossas páginas do Facebook, Instagram e Twitter.
O que é sapiosexual? Entenda o tipo de atração de Key Alves e Bela Gil
30 charadas engraçadas para alegrar o seu dia
Leona Cavalli fala da busca por qualidade de vida com ioga e exercícios tibetanos
Agenda ESG nas empresas: o que é e por que ela é tão importante?
Inclusão social: como falar com o seu filho sobre esse assunto
Saiba o que é nome social e qual é a sua importância