Cientistas da Nasa identificam novo planeta habitável e quase do tamanho da Terra; confira
Recentemente, cientistas descobriram um novo planeta fora do Sistema Solar. Identificado através da base de dados usados na missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa). Chamado de TOI 700, o planeta está localizado a cerca de 100 anos-luz da Terra.
O TOI 700 habita dentro de uma camada chamada "zona habitável otimista" - definida pela Nasa como o intervalo de distâncias onde a água líquida pode estar ou ter estado presente - e faz parte de um sistema que habita outros três planetas. "É um dos poucos sistemas com vários planetas pequenos e de zona habitável que conhecemos", afirma Emily Gilbert, pós-doutoranda do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, que liderou o estudo.
O trabalho apresentado por Emily na 241ª reunião da American Astronomical Society (Sociedade Astronômica Americana) chamou atenção e, segundo ela, trouxe uma perspectiva interessante para acompanhamento.
Leia também: Saiba o que são os misteriosos pilares de luz
Tamanho semelhante ao da Terra
Segundo a agência americana, este é o segundo com tamanho próximo ao da Terra em todo o sistema planetário. Os estudos apontam que ele tem 95% de seu tamanho, sendo provavelmente rochoso.
De acordo com Allison Youngblood, astrofísica pesquisadora e vice-cientista do projeto Tess em Goddard, o planeta poderia ter sido identificado antes se fosse apenas um pouco maior. "No entanto, o sinal era tão fraco que precisávamos de um ano adicional de observações de trânsito para identificá-lo", afirma. Confira o vídeo publicado pela Nasa:
Como citamos, além deste, outros três planetas foram identificados no sistema TOI 700: foram chamados de TOI 700 b, TOI 700 c e TOI 700 d.
O TESS acaba de completar seu segundo ano de observações do céu do norte e pode trazer mais informações sobre o sistema TOI 700. E, segundo a Nasa, tais descobertas podem ajudar os cientistas planetários a aprenderem mais sobre a história do nosso próprio sistema solar.
E aí, curtiu essa matéria? Então siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!