Ter a carteira roubada é uma dor de cabeça cada vez mais recorrente na vida dos brasileiros. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), em janeiro de 2023, os furtos tiveram um aumento de 11,5% em comparação ao mesmo mês de 2022.
Para tentar se safar de perder documentos, cartões e senhas, confira quais itens você não deve guardar na carteira.
Não guarde esses 5 itens na carteira:
A violência não está somente nas ruas. O roubo de identidades e dados digitalmente se tornou quase um mercado independente. Confira como se proteger do crime de roubo de identidades.
1. Recibos bancários
Por possuírem diversos dados pessoais seus, os recibos bancários devem ser guardados em um lugar seguro. Em casos de roubo da sua carteira, bolsa ou mochila, os dados ali presentes podem ser usados por fraudadores para acesso e roubo de outros dados confidenciais.
2. Cheques em branco
Atualmente, se tornou um pouco mais raro o uso de cheques. Porém, mesmo assim, é importante lembrar que não é seguro andar com eles na bolsa. Caso ocorra um roubo ou furto, eles podem ser preenchidos e depositados por qualquer pessoa.
3. Senhas
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas andam com senhas anotadas. É claro que, para quem possui muitos cadastros, contas e cartões, as senhas podem - e devem - ser anotadas para que não sejam esquecidas ou confundidas. Porém, andar com elas na carteira é um grande perigo e pode tornar muito trabalhoso recuperar um dinheiro perdido.
Para criar uma senha forte, confira essas dicas.
4. Chaves
Procure sempre deixar a chave em outros bolsos e não na carteira. Caso você esteja andando, por exemplo, com algum documento que possua seu endereço residencial, a chave vai facilitar a entrada dele na sua casa.
5. CPF
Com o seu CPF em mãos, um golpista/ladrão pode cometer alguns crimes. Alguns dos golpes mais comuns dados com o CPF são:
- Compra de celulares com documentos falsos ou roubados
- Emissão de cartões de crédito
- Clonagem de cartão
- Golpes pelo PIX
Leia também: As 5 maiores dúvidas sobre o PIX
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!