Nada de gracinha! Estudo sugere que humor e atração não andam lado a lado

Ainda que algumas pessoas recorram ao humor para conquista, pesquisadores acreditam que essa não é a melhor alternativa.

Cadu Guarieiro | 23 de Outubro de 2023 às 10:00

Forçar alguém a rir é invasivo e desconfortável. - Imagem: Prostock-Studio/iStock

É bem comum escutarmos que para substituir a boa aparência, o humor é a melhor alternativa, ou melhor, que homens engraçados são mais interessantes que homens bonitos. Porém, na última semana essa afirmação foi desafiada pela ciência. De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Stirling, na Inglaterra, não há conexão comprovada entre humor e atratividade, a confirmação foi feita após analisarem 800 encontros!

Um ponto interessante ressaltado que põem em cheque a relação entre o riso e o beijo é o fato de algumas pessoas não serem naturalmente engraçadas, fazendo assim, o ato dar risada ser forçado e desconfortável. 

Leia também: Perigo! 5 alimentos capazes de atrapalhar o sono que você precisa saber

Os cientistas contaram ao Globo que, tanto as mulheres quantos os homens não eram motivados a achar alguém mais atraente por darem risadas de suas piadas. Descartando assim o humor como característica atrativa.

As descobertas na realidade estão norteadas para algo ainda mais interessante: o humor é uma vantagem evolutiva!

Henry Wainwright, principal autor do estudo publicado na revista Evolution and Human Behavior, conta que algumas pessoas no passado acreditavam que filhos de pessoas engraçadas tinham maior probabilidade de herdar características benéficas, como por exemplo, a inteligência.

Os testes da pesquisa colocaram 554 participantes em 800 encontros. Formando pares para quatro encontros rápidos, cada um com três minutos de duração, com membro do sexo oposto. Após os dates, as cobais responderam avaliações sobre considerarem o parceiro engrçado e o quanto ele gostava de seu humor.

Após analisar o resultado final, o choque: pessoas classificadas como mais engraçadas, não necessariamente eram as mais atraentes.

"Descobrimos que, independentemente do sexo, os participantes que riam mais do seu parceiro ou recebiam mais risadas não classificavam-o como mais ou menos atraentes. Nossos resultados sugerem que tentar muito ser engraçado em um encontro pode ser mais contraproducente do que útil", afirmou Wainwright em um comunidado.

O pesquisador comunicou que o ideal é mais simples do que parece: "você deveria ser você mesmo."


E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Humor flerte conquista atração