Morre Paco Rabanne, estilista espanhol, aos 88 anos

Conhecido pelos desfiles ousados e utilização de materiais pouco óbvios em suas coleções, morre o estilista Paco Rabanne.

Walter Farias | 3 de Fevereiro de 2023 às 12:25

-

Morreu o estilista espanhol Paco Rabanne, aos 88 anos. O falecimento foi confirmado nesta sexta-feira (3) pelo grupo Puig, que é responsável pelo controle da marca Paco Rabanne. De acordo com o jornal francês Le Monde, ele faleceu em Portsall, na França.

Leia também: 25 livros de moda que toda fashionista deveria ler

Paco Rabanne se tornou referência em perfumaria, mas também virou sinônimo de desfiles ousados, com a utilização de muitos materiais pouco óbvios como metal, plástico, alumínio, fibra óptica, concreto e muito mais!

Paco Rabanne viveu para à moda

Conhecido como Paco Rabanne, Francisco Rabaneda y Cuervo, marcou seu nome na indústria da moda ainda nos anos 60. Na época, Paco chamou atenção por apresentar conjuntos inspirados no espaço e ricos em detalhes metálicos. 

Todavia, sua relação com os desenhos e a criatividade começaram muito antes. Ainda na infância, ele conheceu e se apaixonou pelas artes, principalmente pela pintura. Assim, começou a desenhar seus primeiros traços aos sete anos de idade. 

Mais velho, no auge dos seus 17 anos estudou arquitetura em Paris, na École Nationale des Beaux-Arts. Da arquitetura, ele aproveitou muitos conhecimentos e conceitos para aplicar em sua moda. Assim, em 1964 carimbou seu nome na história da moda, com um estilo que marcava grande ousadia e criatividade.

Com isso, antes de criar a marca própria, o estilista fez carreira em marcas poderosas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin. Em 1999, Paco Rabanne decidiu se aposentar da moda e dos holofotes. Seguiu sua vida conseguindo mantê-la bem reservada, mesmo sendo o nome de uma das principais grifes do planeta.

Leia também: Por uma visão de moda mais inclusiva no Brasil

Em nota, o atual presidente da divisão de moda e beleza do grupo Puig comentou o seguinte:

"O seu espírito rebelde, radical, o diferenciou: existe apenas um Rabanne. Com sua morte, somos lembrados mais uma vez de sua gigantesca influência na moda contemporânea, algo que se mantém na casa que carrega o seu nome", disse José Manuel Albesa, presidente da divisão de moda e beleza do grupo Puig. 

Para ficar por dentro de mais curiosidades e novidades, não esqueça de conferir nossas páginas no Facebook, Instagram e Twitter.

Leia também

Carol Portes diz ser fã de roupas de brechós

Plus size: entenda o que é o termo

25 livros de moda que toda fashionista deveria ler

O perfume-joia no bolso do casaco

7 dicas valiosas para abrir o seu próprio brechó online

Atriz e fashionista Isabella Scherer dá dicas de itens essenciais para se ter no armário