O radialista marcou sua voz em diversas produções do cinema e da televisão
Carol Ávila | 1 de Junho de 2023 às 14:20
O dublador Lauro Fabiano, conhecido por emprestar sua voz à personagens, como Alvo Dumbledore ("Harry Potter") e Spock ("Star Treck"), faleceu na madrugada desta quinta-feira (01). O radialista tinha 85 anos e, segundo a notícia de sua morte na Rádio Tupi, ele lutava contra uma doença respiratória há meses.
Iniciou sua carreira em 1953 na dublagem do personagem-título na animação "Peter Pan", produzido pela Disney. Desde então, Lauro marcou seu nome, ou melhor, a sua voz, em diversas produções do cinema e da televisão.
Leia também: 40 anos de Harry Potter: conheça 15 curiosidades sobre a saga
Em 2010, ele ganhou um Oscar da Dublagem de Melhor Dublador Coadjuvante por sua voz no personagem Dumbledore, no filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".
Ele dublou também o famoso ogro Shrek na trilogia de filmes do personagem e o Tio Phil, da série "Um Maluco no Pedaço". Além disso, ele emprestou sua voz a personagens como Hades, de "Hércules" e Scar, de "O Rei Leão".
Leia também: Dubladora de Wandinha revela curiosidades de bastidores
Você talvez reconheça a marcante voz de Lauro Fabiano nos personagens de séries como "Os Simpsons", "Family Guy" e "South Park". Ele também dublou personagens de desenhos animados populares, como "Ratatouille" e "Os Incríveis".
O radialista foi também diretor de dublagem em diversos longa-metragens, como "A Viagem de Chihiro" e "A.I. - Inteligência Artificial".
Lauro Fabiano encerrou sua carreira na Rádio Tupi, onde trabalhava no programa "Patrulha da Cidade".
Confira a fala do dublador sobre sua carreira:
Globo e Disney firmam parceira para produção de filmes brasileiros
"Parem de me matar!", cantora Simony desmente boatos sobre piora do câncer
OVNIs existem? Relatórios da Nasa revelam segredos chocantes
TikTok vai acabar? Entenda rumores sobre o fim da rede social no Brasil
Netflix: atualização do app disponibiliza filtros para procurar programas salvos; veja como usar