O dublador Lauro Fabiano, conhecido por emprestar sua voz à personagens, como Alvo Dumbledore ("Harry Potter") e Spock ("Star Treck"), faleceu na madrugada desta quinta-feira (01). O radialista tinha 85 anos e, segundo a notícia de sua morte na Rádio Tupi, ele lutava contra uma doença respiratória há meses.
Iniciou sua carreira em 1953 na dublagem do personagem-título na animação "Peter Pan", produzido pela Disney. Desde então, Lauro marcou seu nome, ou melhor, a sua voz, em diversas produções do cinema e da televisão.
Leia também: 40 anos de Harry Potter: conheça 15 curiosidades sobre a saga
Em 2010, ele ganhou um Oscar da Dublagem de Melhor Dublador Coadjuvante por sua voz no personagem Dumbledore, no filme "Harry Potter e o Enigma do Príncipe".
Ele dublou também o famoso ogro Shrek na trilogia de filmes do personagem e o Tio Phil, da série "Um Maluco no Pedaço". Além disso, ele emprestou sua voz a personagens como Hades, de "Hércules" e Scar, de "O Rei Leão".
Leia também: Dubladora de Wandinha revela curiosidades de bastidores
Você talvez reconheça a marcante voz de Lauro Fabiano nos personagens de séries como "Os Simpsons", "Family Guy" e "South Park". Ele também dublou personagens de desenhos animados populares, como "Ratatouille" e "Os Incríveis".
O radialista foi também diretor de dublagem em diversos longa-metragens, como "A Viagem de Chihiro" e "A.I. - Inteligência Artificial".
Lauro Fabiano encerrou sua carreira na Rádio Tupi, onde trabalhava no programa "Patrulha da Cidade".
Confira a fala do dublador sobre sua carreira: