Além de um tamanho peniano impressionante, esses morcegos chamam atenção pela duração do sexo, que pode ultrapassar mais de 10 horas.
Cadu Guarieiro | 28 de Novembro de 2023 às 16:30
Um estudo divulgado este mês no periódico Current Biology, chocou o público e toda comunidade científica: pela primeira vez, pesquisadores relataram o sexo não penetrativo em um mamífero! Estamos falando do desconhecido, mas muito bem avantajado, morcego-hortelão-escuro (Eptesicus Serotinus).
Ainda que seu pênis meça, aproximadamente, 1,6cm, ele é considerado avassalador, tendo em vista que, além disso, corresponde a um tamanho sete vezes maior que o comprimento da vagina de suas parceiras, ele apresenta uma glande em formato de coração, que também é cerca de sete vez o comprimento da abertura vaginal.
Leia também: Como saber se o ovo está estragado? 3 maneiras fáceis e rápidas de descobrir
Pela penetração ser impossível, os mamíferos fazem do pênis um braço que afasta a bainha da cauda da fêmea e acasala por contato, tal qual acontece com o "beijo cloacal" das aves.
No entanto, para chegar a tal descoberta não foi tão fácil. Os pesquisadores da Universidade de Lausanne, na Suíça, tiveram que observar o acasalamento da espécie através de imagens colocadas por trás de uma grade pela qual os animais podiam escalar, analisando no total 97 acasalamentos.
Em comunicado, Nicolas Fasal, principal autor do estudo, contou sobre a principal motivação do estudo feito da desproporcionalidade entre o pênis do morcego e seu tamanho.
"Por acaso, observamos que esses morcegos têm pênis desproporcionalmente longos, e sempre nos perguntamos 'como isso funciona?'"
Outro ponto que vale ser ressaltado é a duração da relação sexual do animal, que pode chegar até incríveis 12,7 horas!
O estudo segue em análise; porém, a principal suspeita dos especialistas sobre o tamanho do órgão sexual masculino do morcego é sua funcionalidade para afastar as membranas da cauda das morcegas, que podem ser utilizadas para evitar a relação sexual.
"Os morcegos usam suas membranas da cauda para voar e capturar insetos, e as morcegas fêmeas também as usam para cobrir suas partes inferiores e se proteger dos machos. Mas os machos podem então usar esses pênis grandes para superar a membrana da cauda e alcançar a vulva."
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!