A moda dos anos 1990 voltou a fazer parte do guarda-roupa e é uma tendência para o ano de 2021, apoiada por celebridades e influencers.
A moda é, em essência, nostálgica. Mas, apesar de as tendências do passado retornarem com alguma frequência, as peças sempre são adaptadas aos movimentos atuais e esbanjam originalidade!
Mesmo que você não tenha muita afinidade com o universo da moda, com certeza notou que nos últimos anos parece que entramos em uma máquina do tempo. Cada vez mais, a moda da década de 1990 invade o século 21 e conquista novas gerações!
Confira os principais itens que voltaram com tudo e dominam ruas e passarelas do mundo.
1. Slip Dresses
Os vestidos de seda ou cetim, os famosos slip dresses, estão dominando o mundo fashion. Com um visual parecido com o de uma camisola casual, eles ganham cada dia mais força no guarda-roupa das bogueiras e digital influencers.
No BBB 21, os slip dresses foram usados por quase todas as participantes e entraram de vez na casa das brasileiras! Mas, essa é uma tendência razoavelmente antiga, já que está presente no street style de diversas celebridades desde 2015.
Na década de 1990, os slip dresses eram usados também por cima de tops cropped, na cor preta ou branca. Hoje, eles podem ser usados de acordo com a ocasião.
Para um passeio durante o dia, podem ser combinados com um tênis plataforma ou sandálias abertas. Em uma situação mais sofisticada, ficam perfeitos com botas, salto agulha ou scarpin.
Leia também: Delineador branco é tendência no BBB21; saiba como usar e arrasar!
2. Mom jeans
A diferença do mom jeans, em tradução para o português “jeans da mamãe”, para os outros modelos de jeans é a largura no quadril e nas pernas. Com certeza, você já viu alguma foto da sua mãe no fim dos anos 1980 ou início dos anos 1990 com esse estilo de jeans!
Apesar de a peça ter sido ignorada nos anos 2000, ela voltou com tudo! Afinal, foi no início do século 21 que surgiu a ideia de que a calça skinny, ou seja, “colada na pele”, era a única que transmitia sensualidade no look. Mas, agora este pensamento está no passado e você pode compor um look muito sexy com o mom jeans.
Uma ótima ideia é misturar um top cropped de renda ou uma blusa mais justa com a calça, para sair com os amigos. Assim como acontece com diversos outros itens de 1990, em 2021 a principal busca da indústria da moda é o conforto atrelado à originalidade.
3. Muito colorido ou neon
Cores que aparentemente não podem ser misturadas são a regra. Camisetas coloridas com estampa de oncinha, verde neon com vermelho, rosa choque com amarelo… as combinações mais improváveis eram moda.
Em 2021, looks com cores vibrantes misturadas são vistos no dia a dia de muitos influencers e artistas. Mas, caso você prefira um estilo mais discreto e casual, pode apostar em assessórios ou sapatos com cores mais fortes. Conheça aqui várias formas de combinar looks com tênis coloridos!
4. Camisetas oversized
Com origem no street style e no hip hop, as camisetas oversized tem sua base nos looks masculinos. Se você procurar uma foto antiga de família, é muito provável que encontre o seu pai ou algum tio com uma camiseta bem larga e grande.
Aliás, a regra da moda da década de 1990 era quanto maior, melhor! Em 2021, celebridades como Ariana Grande, Kourtney Kardashian e Hailey Bieber usam a camiseta como um vestido, completando o look com meia calça, tênis e uma bolsa de alça curta. Mas, você pode usá-la também com short jeans, calça jogger ou saias midi.
Leia também: Maquiagem e-girl: 12 dicas para fazer a sua
5. Top cropped
É difícil saber exatamente quando este item obrigatório da moda nos anos 1990 retornou, porque parece que os tops cropped estiveram sempre em alta!
Naquela década, eles eram mais simples e feitos apenas com uma camiseta de algodão de manga média ou curta, e eram usados com calça jeans. Atualmente, existem modelos com todos os cortes e tecidos – e podem compor praticamente todos os looks que você imaginar!
6. Pochete
Transversal, pequena, de paêtes, de pano, coloridas, básicas… as opções de pochetes são praticamente infinitas. O retorno dessa peça viral da moda daquela época teve uma reviravolta histórica.
Há alguns anos, pochetes eram o sinônimo máximo da cafonice e foram banidas nos anos 2000. Mas, em uma virada inesperada, voltaram com tudo, não só na indústria da moda, mas também no street style.
Atualmente, mesmo que você seja uma daquelas pessoas que detestava a ideia de usar uma pochete, com certeza você irá se surpreender com uma perfeita para o seu estilo!
7. Veludo
Muito popular na primeira metade da década, o veludo era febre entre as mulheres. Vestidos, blusas e casacos eram vistos em todo lugar, inclusive nos looks das personagens Rachel, Monica e Phoebe na série “Friends”.
Apesar de ser uma peça comum nos países mais frios, os vestidos de veludo ganharam força no Brasil nos últimos anos. O look combina com muitos assessórios, principalmente sandálias de salto, botas e coturnos. Mas, não se esqueça: o veludo exala sensualidade e é mais indicado para ocasiões especiais.
8. Tênis plataforma
O famoso dad sneaker, ou “tênis do pai”, em tradução para o português, é uma peça obrigatória, se você gosta de seguir as tendências do mundo fashion.
Este item foi tão popular na moda daqueles anos que, assim como as camisetas oversized, você provavelmente já viu fotos antigas da sua família com o seu pai usando um tênis bem grande e alto.
Mas, era uma tendência que as mulheres também usavam, já que as principais marcas da época apostavam nesse modelo até para compor uniformes e looks de esportistas.
Hoje, existem estilos de tênis plataforma que atraem todos os gostos. Você pode combiná-los com saias longas, vestidos, jeans, slip dresses… afinal, além de superfashionista, o dad sneaker também é muito confortável em qualquer ocasião. A criatividade é a única regra!
9. Penteado com scrunchies
Quem se lembra da febre das xuxinhas de cabelo? Se você tem mais de 25 anos, é provável que já tenha usado ou já tenha visto alguém com esse item hit da moda dos anos 1990.
Em 2021, uma das maiores influencers de moda, a blogueira Nah Cardoso, é uma das embaixadoras do look com os scrunchies.
Além do penteado mais famoso com os scrunchies – aquele onde uma parte do cabelo é toda puxada para cima e presa com a xuxinha, deixando o resto solto – atualmente as opções de penteados são infinitas.
Bella Hadid, uma das modelos mais famosas desta geração, é clicada constantemente nas ruas de Nova York usndo o scrunchie no cabelo.
A cantora e digital influencer Lizzo também inovou, desfilando no tapete vermelho com um look romântico e bem a cara da década: um vestido off white com corações pretos e o cabelo totalmente preso para o lado com um scrunchie branco. É tendência total!
10. Xadrez
Se você procurar no YouTube o videoclipe da música “Cryin”, da banda Aerosmith, um dos maiores clássicos da moda de 1990, você vai ver o look que a atriz Alicia Silverstone está usando: mom jeans, camiseta branca e camisa xadrez.
Além de marcar a indústria da moda para sempre ao protagonizar o filme “As patricinhas de Beverly Hills”, a atriz também ditou moda para o famoso estilo grunge.
Mas, não é nenhum mistério o motivo do retorno desta tendência, afinal, o look é muito confortável! Apesar de despojado, o xadrez é uma peça curinga e pode ser combinado com muitas cores.
Apesar de ser mais comum em blusas e casacos, as saias xadrez também podem compor desde um look mais jovem até um mais sério e elegante.
11. Bolsa de alça curta
Segundo a revista Vogue, as bolsas de alça curta estão prendendo a atenção da nova geração. Depois de tantas fases e tendências para bolsas, o básico voltou a ser o mais procurado.
Elas têm tamanho médio e pequeno e são muito simples de carregar – basta colocar no ombro. Além disso, está enganado quem pensa que carregar a bolsa no ombro torna o look muito sofisticado para o dia a dia.
Hoje, existem modelos mais simples e monocromáticos que são ideais para as atividades diurnas e mais rotineiras – e ainda dão aquele toque de estilo!
12. Gargantilhas e colares
Os chokers, ou gargantilhas, foram febre. Em 2015, a modelo Kendall Jenner foi uma das principais influenciadoras do retorno triunfal da peça que estava na moda em 1990.
Mas, os chokers eram mais básicos – geralmente na cor preta ou feitos de miçangas. Em 2021, a tendência segue firme e forte e está ultramoderna. Desde as boutiques mais caras até as lojas de bijuterias mais populares, a moda são as gargantilhas que também são colares.
Algumas peças já vêm unidas, mas você também pode sobrepor os colares, do menor para o maior, garantindo um look muito sofisticado. Essa combinação de gargantilhas e colares também é muito vista nas praias do Brasil, já que os chokers de conchas trouxeram a este hit antigo um ar mais tropical.