Pele saudável é pele bem cuidada! Mas afinal, o protetor solar é de fato importante?
Nos últimos anos, o autocuidado tem ganho bastante atenção, sendo o skincare um dos principais pilares desta tendência. Cuidar da pele é cuidar da saúde e poucos produtos são tão fundamentais para saúde dermatológica como o protetor solar. Além de proteger contra a terrível radiação ultravioleta, este cosmético é carregado de outros diversos benefícios, mas afinal o que é real e o que é mentira sobre ele? Conheça agora uma série de mitos e verdades sobre o uso de protetor solar que com certeza mudarão sua perspectiva sobre este item!
Leia também: 5 alimentos anti-inflamatórios que você deveria incluir na sua dieta.
6 mitos e verdades sobre o uso de protetor solar no dia a dia
Enquanto algumas pessoas consideram o protetor solar fundamental para a rotina, outras sequer fazem uso do produto, mas afinal, qual sua real função?
1. O protetor solar só é necessário quando está fazendo sol
MITO! O protetor solar deve ser usada em qualquer dia, inclusive nos nublados. Ainda que as nuvens sejam capazes de bloquear as luz, elas não impossibilitam totalmente a radiação solar, fazendo o uso do produto fundamental até nos dias de inverno!
2. O protetor solar é a principal ferramenta de prevenção contra o câncer de pele
VERDADE! Os raios ultravioleta são um dos principais responsáveis pelo câncer de pele, logo, o uso de protetor solar é fundamental para se prevenir contra a doença.
3. Pessoas de pele mais escura não precisam usar protetor solar
MITO! Ainda que pessoas com mais melanina tenham uma proteção maior contra os raios solares, elas não estão imunes aos danos causados pela sua radiação. A melanina atua, principalmente, contra a radiação UV-B, ou seja, a onda média, o que não é o suficiente para evitar danos à pele.
4. Apenas adultos precisam fazer uso de protetor solar
MITO! Muito pelo contrário! Por crianças terem a pele mais sensível, a atenção com elas deve ser redobrada.
5. O protetor solar é capaz de deixar a pele mais oleosa ou ressecada
VERDADE! Assim como qualquer outro produto dermatológico, é necessário saber qual seu tipo de pele e também qual o item indicado para ela.
6. A água diminui a eficácio do protetor solar
VERDADE! O uso do protetor solar é bastante comum em praias e piscinas, logo, caso você entre na água, é necessário reaplicar o produto após entrar em contato com a água, com a pele seca, é claro.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!