Influenciador faz teste com bafômetro caseiro, mas Detran aponta inconsistências
Rebecca Gigli Buonano | 4 de Agosto de 2023 às 14:12
Um rapaz viralizou no TIkTok ao testar um bafômetro caseiro. O homem toma uma dose de vodka pura e depois come o equivalente a uma colher de creme de avelã para burlar o aparelho. De acordo com a experiência, é possível passar no teste após devorar o chocolate.
A tela do aparelho mostra que o volume etílio estaria dentro da margem de erro, que é de 0,06% de álcool no sangue. A resvista Autoesporte consultou o Detran, que afirmou diversas inconsistências no vídeo.
O mesmo bafômetro estaria sendo vendido por R$ 50 em lojas online, mas de acordo com o Detran, o dispositivo não é confiável e não deve ser levado em consideração.
Os bafômetros utilizados pela polícia seguem regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), são homologados pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e passam por verificações periódicas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).
A multa em caso de direção sob efeito de álcool é de R$ 2.934,70, além da suspensão por 12 meses da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Caso o condutor sopre e o dispositivo teste igual ou superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar, será classificado como crime trânsito, onde o condutor pode ser preso, com reclusão de 6 meses à 3 anos.
Segundo o Detran, a tolerância para beber e dirigir é zero, conforme a Lei n° 11.705 de 2008, conhecida como Lei Seca. A colher avelã também é fake news, qualquer tipo de método para burlar a fiscalização não funciona.