Cantor brasileiro pegou a internet de surpresa ao não comparecer à cerimônia do Grammy mesmo estando indicado.
O cantor Milton Nascimento passou por uma situação pra lá de inusitada durante a cerimônia do Grammy Awards 2025. O brasileiro, que estava indicado em uma das categorias do prêmio, acabou não participando da premiação e gerou polêmica na internet.
‘Bituca’ estava indicado à premiação estadunidense por seu álbum em colaboração com a cantora Esperanza Spalding, que é natural dos Estados Unidos. Na ocasião, os internautas brasileiros foram às redes chamar a atenção para a ausência de Milton e para o fato de que durante a transmissão, Esperanza estava portando um totem de papel impresso com uma foto do brasileiro.
No protesto exibido por Spalding, havia a inscrição ‘This living legend should be seated here’, ou ‘Esta lenda viva deveria estar sentada aqui’. A confusão gerada pela ausência de Milton e o protesto de Esperanza fizeram com que a equipe do brasileiro precisasse ir às redes explicar o motivo do ocorrido.
Em publicação feita no Instagram do ‘Bituca’, sua equipe esclareceu que ele não foi impedido de entrar na premiação nem teve sua presença negada. O problema, na realidade, estava relacionado à sua acomodação no evento: enquanto Esperanza Spalding tinha um assento garantido na área VIP, Milton foi designado para um lugar na arquibancada.
Vale ressaltar que os artistas disputavam juntos a categoria de ‘Melhor Álbum Vocal de Jazz’ com o disco colaborativo ‘Milton + Esperanza’, mas o prêmio acabou sendo concedido a cantora americana Samara Joy.
“Quando questionados pela equipe de Esperanza, alegaram que ficariam nas mesas apenas os artistas que eles queriam no vídeo. Tendo em vista a carreira vitoriosa, o reconhecimento e o respeito conquistado pelo genial artista brasileiro, optamos pela ausência dele na cerimônia principal. Obrigado por todo o apoio, carinho e preocupação que todos estão nos dedicando. O Brasil é gigante, tal qual é Milton Nascimento”, escreveu a equipe de Milton no Instagram do artista.
Esperanza também foi às suas redes sociais se manifestar contra a atitude dos organizadores da premiação: “Então, foi recusado a Milton um lugar nas mesas para a cerimônia deste ano. Isso não me agradou. Não estou falando de uma vitória no Grammy… estamos comemorando a gloriosa vitória de Samara Joy, estou falando de uma cadeira física, aqui nesta mesa em que estou sentada. Estou brava por essa lenda viva não ter sido considerada importante o suficiente para sentar entre as pessoas da lista A”, escreveu.