Modelo e jornalista capixaba de 26 anos, Mia Mamede, vence concurso Miss Universo Brasil 2022 e irá representar o país no Miss Universo.
Redação | 20 de Julho de 2022 às 13:00
Mia Mamede é uma modelo e jornalista capixaba de 26 anos, que na noite de terça feira (19) foi eleita a campeã do concurso Miss Universo Brasil 2022. Representando seu estado, Espírito Santo, que não vencia a competição desde 1954, Mia tem um currículo impressionante e será a representante do país no Miss Universo.
Maria Eugênia Mamede, mais conhecida como Mia Mamede, nasceu em 24 outubro de 1995 e é capixaba. A nova Miss Universo Brasil nasceu em Vitória, mas se mudou para a Ásia ainda criança onde venceu o concurso Miss Dubai Juvenil.
Antes de embarcar na carreira como miss, ela também foi modelo e fez campanhas para marcas conhecidas internacionalmente, como a Tiffany.
Formada em jornalismo audiovisual e socioeconomia, Mia Mamede trabalha como apresentadora na TV AMBIENTAL e é dona da Mia Content House, uma produtora de conteúdo em Vitória.
Aos 26 anos, Mia já conheceu mais de 39 países e é fluente em cinco idiomas, o que deu à jovem uma boa visão da importância que a cultura tem para um povo.
“Morando fora eu percebi como o mundo ainda tem uma percepção equivocada e limitada do nosso país. Eu gostaria muito de ajudar a mudar isso. E aqui dentro mesmo, no nosso país continental, precisamos apresentar mais dessa mistura das nossas culturas para formarmos cidadãos mais integrados e participativos da comunidade”, afirmou Mia em entrevista à Splash.
A miss conquistou os jurados com todos os seus atributos e qualidades, sendo um deles sua resposta quando foi perguntada sobre sua responsabilidade social.
“A minha responsabilidade como miss é ser um exemplo para outras mulheres. O papel da miss vem evoluindo muito desde que ele foi construído, lá em 1950. A miss do século 21 tem que ser profissional, ter visão, propósito e saber para que veio. É uma miss empoderada e eu quero ser este exemplo para outras jovens meninas. Quero incentivar mais mulheres a pegarem posições de liderança, para que elas possam fazer parte da mudança que a gente precisa. Mudar a educação para desconstruir o machismo enraizado que temos ainda nesse país”, declarou a jovem.
Após vencer o concurso e conquistar a coroa para seu estado, Mia usou as redes sociais para comemorar.
“Tudo ainda parece um sonho! Que felicidade em ser a primeira capixaba a levar a coroa para o Espírito Santo!”
As finalistas que dividiram esse desafio com a jornalista também suaram para alcançar a final desse concurso com milhares de espectadores. As cinco finalistas se destacaram em um casting com um grupo de 26 meninas, que foram eliminadas ao longo da seleção. Compartilharam a final com Mia: Isadora Murta, de Minas Gerais; Rebeca Portilho, de Amazonas; Luana Lobo, do Ceará e Alina Furtado, do Rio Grande do Sul.