Para os detetives de plantão, conheçam os melhores livros de investigação da história!
Esther Ramos | 25 de Outubro de 2023 às 12:30
Os livros policiais ou de investigação são queridinhos dos leitores há anos. Passando por personagens conhecidíssimos como Sherlock Holmes e Hercule Poirot, as páginas nos levam a buscar por uma resposta junto com os personagens. Somos enganados, duvidamos de todos os envolvidos e ás vezes, até acertamos de primeira.
É isso o que faz os livros policiais serem tão diferentes: esse jogo entre autor e leitor, detetive e criminoso. Se você é daqueles que adora tentar descobrir a resposta para os assassinatos mais bizarros, conheça os 7 melhores livros de investigação de todos os tempos.
Leia também: 6 melhores podcasts true crime de 2023.
Stephanie Mailer procura as autoridades para dizer que não prenderam o verdadeiro responsável por um assassinato em massa, e então, desaparece quase sem deixar rastros. Joël Dicker já se tornou um dos maiores nomes dos livros policiais depois da obra A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert e por incrivel que pareça essa obra é ainda melhor.
Já começamos o livros cientes de que ocorreu um assassinato em massa na casa do prefeito. Essa chacina acontece em uma pequena cidade dos Hamptons, chamada Orphea. 4 mulheres foram mortas nesse dia e partir disso, entramos em contato com os diversos pontos de vista dessa narrativa. O incrível aqui é que o desaprecimendo de Stephanie Mailer, o foco central do livro, se dá 20 anos após os crime. Um crime que já tinha um culpado preso.
A Sangue Frio é um livro escrito por Truman Capote, autor de Bonequinha de Luxo, onde ele narra um crime brutal envolvendo o assassinato de uma família inteira, cometido por dois homens que foram julgados e condenados à morte, em uma pequena cidade do interior dos EUA. Essa é uma obra de não-ficção o que significa que é basada em fatos reais mais elementos foram adicionados pelo autor.
Truman Capote, afim de se aprofundar no caso e pesquisar ao máximo para seu livro, se deslocou para essa cidade e começou uma série de entrevistas, chegando a entrevistar até os assassinos da família Clutter. O diferencial é o aprofundamento psicológico dado aos personagens e uma narrativa não tão jornalistica sobre um caso famoso.
Leia também: 7 indicações de livros para ler em um único dia
Esse livro lançado em 1980 é um clássico do gênero de investigação criminal. O Nome da Rosa traz um velho frade franciscano e seu jovem ajudante investigando diversos assassinatos ocorridos em um mosteiro durante um concílio. Tudo isso ambientado durante a Idade Média. O diferencial desse mosteiro é a presença da biblioteca da cristandade que antigamente não era um lugar tão assecível e era cheio de livros proibidos a população.
O livro se inicia com a chegada do frade franciscano britânico, Guilherme. Um frade que já é um senhor de uma certa idade, que está levando junto um ajudante chamado Adso. Adso é um jovem rico que planeja resolver os assassinatos do mosteiro. Esse é um daqueles livros que lemos e depois nos perguntamos porque demoramos tanto tempo para isso.
Em O colecionador de ossos, Lincoln Rhyme é um criminologista brilhante, um gênio da investigação médica forense. Mas sua carreira é brutalmente interrompida por um acidente que o deixa tetraplégico, preso a uma cama. Seu isolamento do mundo termina quando um assassino começa a espalhar vítimas mutiladas pela cidade de Nova York e Rhyme é o único que pode detê-lo.
Esse é um thriller iteligente e muito bem construído. Além disso, a obra foi transformada em filme com Denzel Washington e Angelina Jolie como protagonistas. Muito parecido com O Zodíaco o serial killer retratado nesse livro brinca de gato e rato com a polícia do início ao fim. E com você também.
Não existe uma lista dessa sem Agatha Christe, a rainha dos livros de investigação policial. Em um de seus mais intrigantes casos, Hercule Poirot enfrentará um opositor que desafiará sua inteligência e sagacidade: o tempo. Procurado pela bela jovem Carla Lemarchant, Poirot é contratado para investigar um terrível crime que acontecera dezesseis anos antes, e que envolveu os pais da moça.
Caroline Crale foi condenada à prisão perpétua e submetida a trabalhos forçados pelo assassinato do marido, o famoso pintor Amyas Crale. Mas, antes de morrer na prisão, enviara à filha, então criança, uma carta afirmando sua inocência. A sagacidade histórica do detetive mais amado do mundo é posta à prova mais uma vez nessa obra icônica da autora renomada.
Leia também: 9 livros de fantasia mais lidos de 2023
Sherlock Holmes. O icônico detetive britânico já recebeu tantas adaptações para a televisão que nem conseguimos citar todas. Em Um Estudo em Vermelho, nós somos introduzidos ao universo do detetive Sherlock Holmes e descobrimos como ele e seu fiel escudeiro, Dr. Watson, se conheceram e se tornaram uma das maiores e mais famosas duplas da ficção de todos os tempos.
Os livros de Sherlock Holmes são narrados por Watson. E a pesar dele nos ser apresentado como um médico que serviu na guerra do Afeganistão, nós percebemos ao lingo da leitura que ele é na verdade uma espécie de fiel escudeiro de Sherlock. Conheça os primórdios do universo de Holmes nessa obra-prima da literatura.
Não tem como colocar apenas uma obra de Christie na lista, e Noite sem Fim é considerada pela autora um de seus melhores trabalhos. Quando Michael encontra Ellie durante uma visita ao Passo do Cigano, é amor à primeira vista. Apaixonados, os dois decidem começar uma vida juntos comprando a propriedade abandonada.
No entanto, o casal ignora o aviso de uma estranha senhora sobre a maldição que assola o local… e apesar de não acreditarem em seus augúrios, o mal começa a assombrá-los. Logo, o rapaz descobre que, no Passo do Cigano, muitos acidentes inexplicáveis acontecem. Mas quem ― ou o quê ― está por trás dessas desgraças?
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!