Profissional estava à paisana até perceber a situação e começar os procedimentos de primeiros socorros
Carol Ávila | 29 de Maio de 2023 às 15:40
Na última sexta-feira (26), um garoto engasgou após comer um enroladinho de salsicha, na cidade de Sinop, no Mato Grosso. O menino de apenas 5 anos ficou sufocado e impedido de respirar, até que o bombeiro Joelson Ferraz, que estava à paisana, prestou primeiros socorros e salvou o rapaz.
A técnica utilizada por Joelson foi a conhecida manobra de Heimlich, utilizada para liberar as vias aéreas de uma pessoa engasgada. Em vídeo divulgado, as câmeras de segurança registram o momento em que a criança, ao sair da aula de natação, engasgou na lanchonete com o salgado.
Leia também: Saiba como lidar com pequenos ferimentos
A mãe, em desespero, tenta ajudar o filho, mas sem sucesso. Após alguns minutos, o bombeiro aparece e socorre o menino.
Veja o vídeo na íntegra:
Menino de 5 anos é salvo pelo Corpo de Bombeiro após engasgar com salgado pic.twitter.com/9RVK12QuhE
— Site RepórterMT (@reportermt) May 26, 2023
A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros utilizado para desobstruir as vias aéreas superiores de uma pessoa que está engasgada. Desenvolvida pelo médico americano Henry Heimlich, essa técnica se tornou é considerada uma habilidade importante para salvar vidas em situações de emergência.
Leia também: Parada cardiorrespiratória: o que fazer?
Ela pode ser realizada tanto em adultos quanto em crianças e bebês, com algumas variações específicas para cada faixa etária. Para casos de engasgo por alimentos ou objetos presos, a técnica é o método mais eficaz.
Para prestar primeiros socorros com a manobra de Heimlich, é preciso fazer pressão no abdômen da pessoa engasgada para expelir o alimento ou objeto da garganta. A pressão força o diafragma para cima, comprimindo os pulmões e gerando fluxo de ar suficiente para liberar o canal respiratório.