Quer assistir um show, uma peça ou uma competição esportiva mas está desanimado com os preços? Confira 12 dicas para comprar ingressos baratos.
O fim de semana chega e traz com ele aquela vontade de fazer um programa diferente, sair da rotina e aproveitar os dias de folga. Mas com cada vez menos opções de atrações gratuitas nas cidades, o preço de ingressos pode ser um balde de água fria para muitas pessoas. Especialmente para famílias grandes, que precisam sair com as crianças.
Assim, as únicas opções são: ficar em casa ou encontrar ingressos acessíveis. Para que você não fique restrito à primeira opção, elencamos 13 dicas de como comprar ingressos com o melhor preço.
Leia também: 7 curiosidades sobre a Madonna que vale a pena saber.
13 maneiras de comprar ingressos com o melhor preço
Depois dessas dicas você estará preparado para ir em qualquer show ou festival com os melhores preços!
1. Reserve o lugar
Hoje quase todos os ingressos são vendidos em centrais de vendas online. Mas você ainda pode tentar o telefone ou o site oficial do local do espetáculo para ver se é possível comprar diretamente, cortando, assim, a taxa de reserva praticada pelas agências, que pode ser alta.
Se você não se incomodar de fazer um pequeno esforço — e, é claro, se for conveniente —, vale a pena ir pessoalmente ao local do espetáculo para conseguir os ingressos.
2. Compare as agências de ingressos
Mesmo que você não possa comprar direto no local do espetáculo, talvez seja possível obter um desconto no preço total, posto que as taxas cobradas pelas agências de vendas de ingresso costumam variar bastante. Em princípio, compare ao menos três agências, pedindo que discriminem quanto estão cobrando em taxas e postagem.
As agências costumam cobrar uma taxa de reserva além do preço do ingresso, e também pode haver uma pequena taxa de conveniência. Sempre verifique quais os gastos extras antes de comprometer-se a comprar. As principais agências que você pode consultar são a Ticketmaster e Ingresso.com.
Além disso, compre apenas em agentes legítimos, não utilize o serviço de cambistas. O ingresso comercializado por cambistas pode não ser verdadeiro e, por ser uma prática não regulamentada, o Código de Defesa do Consumidor não prevê proteção.
3. Ingresse no fã-clube
Sempre que estiver procurando ingressos para qualquer tipo de show vale a pena verificar o site dos próprios artistas ou o site de seu fã-clube. Embora no Brasil isso não constitua prática comum, talvez seja possível, pagando-se uma pequena taxa de adesão, comprar ingressos antes que eles sejam postos à venda para o público em geral.
4. Faça parte de um clube de teatro
O preço de espetáculos teatrais pode ser bem alto, ainda mais se o elenco tiver atores consagrados. Mas existem clubes de teatro que fazem promoções, visando a atrair público para peças em teatros mais afastados ou montagens de grupos independentes.
Nesses planos, que custam geralmente menos que a entrada de uma única peça, é possível assistir a mais de 10 espetáculos por mês gratuitamente, e obter descontos em mais outros. Uma boa opção para quem reside no Rio de Janeiro é o Star Palco. Procure um plano que atenda sua região e boa diversão!
5. Assine um RSS de notícias sobre entretenimento
O RSS (Really Simple Syndication) é uma forma mais prática e atual de ler notícias pela Internet. Você pode usar um programa específico para fazer isso, como o Google Reader. Feito isso, procure portais de notícias online como e sites de entretenimento, como o Almanaque Virtual para ficar por dentro de promoções culturais para pré-estreias e outros eventos.
6. Compre assentos "sozinhos"
Se o importante para você é estar em um evento — em vez de simplesmente aproveitar a noite na companhia de um grupo —, então esteja preparado para se sentar sozinho. Peça à bilheteria ou à agência de ingressos que verifique, no computador, se ainda há alguns assentos separados, espalhados pelo auditório. Em geral há. A maioria das pessoas está atrás de dois ou mais lugares e é quase certo que você consiga lugar em um evento muito concorrido se estiver pronto a se separar de seu grupo.
7. Consiga ingressos para eventos “esgotados”
Nunca tome ao pé da letra a notícia de que não há mais ingressos para um show ou evento esportivo importante. Algumas produtoras de eventos e casas de show brasileiras costumam dividir a venda de ingressos em até três lotes, com preços mais vantajosos para quem compra antecipadamente.
A diferença de preço do primeiro lote para o terceiro pode chegar a 50%. Caso o seu show de preferência tenha passado dessa etapa e se esgotado até mesmo no lote mais caro, procure em fóruns de fãs ou em grupos de troca e venda de ingressos nas redes sociais.
Sempre tem alguém que passa por um imprevisto e acaba com um ingresso sobrando. Com certeza essa pessoa vai ter prazer em vender o ingresso com o mesmo preço pelo qual comprou, ou até mais barato, para não ficar no prejuízo.
Além disso, se o show faz parte de uma turnê, lembre-se de que em geral os shows no Rio e em São Paulo são mais caros. Se a passagem e a distância não compensarem o preço, a oportunidade de turismo será um ótimo incentivo.
8. Inscreva-se num clube de assinantes
Muitos jornais e prestadoras de serviços, como TV por assinatura e operadoras de celular, oferecem clubes de afinidades, que dão desde descontos para cinema, teatro e eventos, como ingressos especiais e VIPs. Procure saber se você tem direito a esse serviço em alguma de suas operadoras.
9. Use um site de descontos
Vire assinante de um site buscadores de desconto para ter acesso constante a uma grande variedade de ofertas.
10. Forme um grupo para visitar museus e centros culturais
Um grupo composto de amigos, parentes ou até mesmo conhecidos pode ser bem econômico. A possibilidade de troca de informação é muito grande e existem privilégios reservados somente para grupos com um número mínimo de pessoas, como visitas guiadas gratuitas. Seja você o organizador e reúna amigos com afinidades.
11. Vá a um ensaio aberto
Antes da noite de abertura oficial de uma peça de teatro, costuma haver alguns ensaios abertos ao público com ingressos vendidos a preços promocionais. No entanto, fique sabendo que essas apresentações antecipadas são, por vezes, canceladas em cima da hora; mas, caso sejam mantidas, não serão tão bem fetas como o show oficial.
12. Opte por camarotes
Não se sinta intimidado por camarotes desde que o valor não seja por pessoa. Eles são aconchegantes e perfeitos para grupos de amigos que não querem ficar ao lado de pessoas barulhentas ou simplesmente querem garantir uma vista privilegiada.
Se você parar para fazer as contas, vai perceber que o preço, que parece muito alto, na verdade fica mais barato até que um lugar nas fileiras normais, se dividido pelo número de pessoas que eles abrigam. Para não acontecer nenhum imprevisto, efetue o pagamento somente após recolher a quota de cada pessoa.
13. Tente o Google
Você pode agarrar uma oferta usando um mecanismo de busca. Pode ser lucrativo visitar o Google e fazer uma busca, entrando com o nome do show ou evento ou o nome do local onde ocorrerá, e ver o que aparece tanto na lista de resultados quanto nos anúncios com patrocínio na lateral da página.
Pesquise um pouco — as ofertas nem sempre são fáceis de encontrar e podem estar escondidas por trás das “últimas notícias” ou em links com “informações sobre reservas”.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!