Mama Cax: saiba quem é a modelo homenageada pelo Google

Em celebração ao mês da história negra, a modelo haitiana-americana foi homenageada no doodle do Google. Conheça sua trajetória inspiradora!

Rafaella Gazzaneo | 8 de Fevereiro de 2023 às 14:00

- Reprodução/Instagram/@mamacax

Dona de uma história emocionante e realmente inspiradora, Mama Cax foi homenageada nesta quarta-feira (08), pelo Googleogle, para celebrar o mês da História Negra. Grande defensora dos direitos das pessoas com deficiência, Cax desfilava com sua perna direita protética e era, definitivamente, uma figura não convencional na moda moderna.

A artista e modelo foi um dos principais nomes na história da luta pela inclusão de mulheres negras e pessoas com deficiência no mundo da moda. Conheça mais sobre a sua personalidade e conquistas!

Quem foi Mama Cax?

Cacsmy Brutus, conhecida como Mama Cax, foi uma modelo e ativista haitiana-americana. Nascida em Nova York, Estados Unidos no dia 20 de novembro de 1989, ela viveu boa parte de sua vida em Porto Príncipe, Haiti.

RELACIONADAS

Segredo revelado: Carla Perez fala sobre técnica para manter o shape aos 47

35 perguntas para fazer e conhecer alguém melhor no primeiro encontro

Abril Azul: diagnóstico tardio é desafio extra para mulheres com Transtorno do Espectro Autista

Aos 14 anos, Cax foi diagnosticada com câncer no pulmão e nos ossos. Dois anos depois, durante uma cirurgia para implantar uma prótese no quadril, ela sofreu complicações e acabou tendo sua perna direita amputada. “Num primeiro momento, ela ficou deprimida e demorou a aceitar a prótese, porque ela gostaria que o equipamento parecesse mais realista e estivesse mais próximo de seu tom de pele”, aponta o Google.

Conforme o passar dos anos, Mama Cax foi se descobrindo e começou a expressar seu estilo através da sua aparência. Ousando em roupas, maquiagens e cabelos cada vez mais coloridos, usando sua prótese de perna com diversos motivos artísticos. A modelo ainda se aventurou na atividade física e completou uma maratona, em Nova York, com uma handbike.

Qual seu papel na luta pela inclusão?

Com o movimento da representatividade corporal positiva em alta, Cax se deu conta de que mulheres negras e com deficiência eram pouco representadas na mídia. Então, ela passou a ser mais ativa nas redes sociais e utilizar um forte discurso em defesa da inclusão dessas pessoas no mundo fashion.

Em 2017, Mama Cax estreou sua primeira campanha de moda e foi em 2018 que se tornou capa da revista Teen Vogue. Nesse mesmo perídio, Cax conquistou o olhar de várias marcas famosas e se tornou modelo da Sephora, Asos e Tommy-Hilfiger. Em 2019, Cax desfilou na tão prestigiada Semana de Moda de NY.

 Porém, infelizmente, nesse mesmo ano o câncer da modelo se agravou e ela acabou morrendo. Aos 30 anos e sobrevivente de um câncer muito brutal, Cax era acostumada a enfrentar de cabeça erguida e com muita bravura os maiores desafios da vida. Ela lutou, com muita coragem, em seus últimos dias de vida porém, não resistiu.

Hoje, 4 anos após sua morte, o que nos resta é aplaudir a linda trajetória de Cax e reconhecer sua belíssima representatividade e esforços para que seus ideais fossem ouvidos! “A vibrante arte de hoje é um reflexo da brilhante vida de Cax”, complementa o Google em um texto.

Compartilhe:
EE

AS MAIS LIDAS

Morre Paco Rabanne, estilista espanhol, aos 88 anos

Morre Glória Maria, no Rio de Janeiro; relembre trajetória da jornalista

Famosos lamentam a morte de Glória Maria e prestam homenagem

Morre Annie Wersching, atriz de "24 Horas", "Star Trek" e do jogo "The Last of Us"

João do Vale: saiba quem é o cantor homenageado pelo Google

Jovelina Pérola Negra: saiba quem é a brasileira homenageada pelo Google