Muitos contextos podem fazer com que um livro seja banido. Conhça os mais famosos
Esther Ramos | 9 de Outubro de 2023 às 13:00
A decisão de banir um livro normalmente é tomada quando ele é considerado uma ameaça para a sociedade. Tanto por possuir um conteúdo ofensivo, ou muitas vezes por seu conteúdo político subversivo e até mesmo por questões de valores morais em países muito religiosos. Conheça hoje os 7 livros que mais foram banidos no mundo.
Leia também: 9 melhores livros de terror e suspense para ler no Halloween.
Esse clássico, muito conhecido por sua versão filmográfica de 1971, foi muito banido em meados dos anos 80. A razão era a linguagem pesada da obra e do seu tom muito forte de violência. A obra foi removida de diversas livrarias e bibliotecas do mundo.
Desde a publicação desse livro em 1885, ele foi procurado e censurado por autoridades. Isso acontece porque ele é sobre um garoto chamado Huck e um escravo fugitivo do Mississipi. Por ser controverso em relação as questões raciais, esse livro foi banido em muitos países.
Sim, um livro de Voltaire já foi censurado! O problema do romance francês é a satirização de coisas que eram vistas como sagradas na França do autor. Alguns exemplos são: a igreja, filósofos, governantes... todos foram satirizados. Por isso, o livro foi banido de seu pais e alguns outros.
Sim! Parece ser inacreditável, mas a saga do bruxo mais famosa do mundo já foi banida de muitas bibliotecas de escolas ao redor do mundo. Isso acontecia porque o tema de bruxaria -ainda mais por ser um livro infantil- assustava muitos pais que não gostavam desses temas estando à disposição de seus filhos.
Esse livro se tornou um best-seller logo depois de ter sido lançado, em 1951. O livro é sobre as angústias e revoltas de um adolecente, contra a sociedade e os adultos. Por insitar um pensando rebelioso nos jovens, foi banido de diversos locais.
Lolita é um livro pesado e triste. Ao acompanhar a história de um pedófilo rico e bem sucedido, que tem interesse em meninas de 12 anos. Por abordar um tema muito complicado, Lolita foi cansurado de diversos países, a exemplo da Inglaterra e da França.
A distopia de George Orwell é uma das mais famosas do mundo, abordando uma realidade onde as pessoas são sempre vigiadas e censuradas. Batendo de frente com potências como a antiga URSS, o livro ousado e atual foi banido de diversos países ditatoriais.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!