Confira esta lista incrível de histórias para crianças com protagonistas negros! O contato com os livros melhora o vocabulário das crianças.
Os livros são as janelas para o mundo. Mesmo com as distrações fáceis dos celulares e tablets, além das dezenas de desenhos animados disponíveis nas plataformas de streaming, ainda assim, os livros ainda são a principal fonte de imaginação, criatividade e inspiração para as crianças. E os livros para crianças com protagonistas negros enriquecem seu repertório cultural na infância.
Benefícios da leitura para as crianças
O contato com os livros fornece, especialmente aos mais pequenos, uma ferramenta essencial para a educação infantil: o vocabulário. A melhora do raciocínio e a facilidade com as palavras são comprovadas cientificamente. Assim, psicólogos infantis, fonoaudiólogos e pediatras são os principais incentivadores da leitura precoce e confirmam a diferença do desempenho cognitivo entre crianças que foram estimuladas desde cedo com livros, em comparação com aquelas que não o foram.
A ideia de que criança não gosta de ler é algo do passado. De acordo com um estudo feito pela Árvore, uma plataforma de educação digital, em 2020, a média foi de 10 livros lidos por alunos no Estado do Rio de Janeiro. E a média nacional foi de 7,2 livros por aluno!
Leia também: 10 livros de autores LGBTs para você conhecer
Os livros para crianças com protagonistas negros
É clara a importância da leitura na infância. Mas, nem todas as crianças têm o privilégio de crescer em contato com a literatura ou têm acesso aos livros – e essa situação piora, se levarmos em consideração a pobreza e a falta de representatividade negra na educação infantil.
Contudo, historicamente, os protagonistas das histórias eram sempre crianças brancas – algo que só começou a mudar nos últimos anos. Por isso, ler para as crianças livros com protagonistas negros pode ampliar o repertório cultural, gerar empatia e aumentar, desce cedo, o desempenho intelectual dos pequenos. Mas, principalmente, são uma fonte poderosa de autoestima e empoderamento para as crianças negras.
Por isso, separamos 12 livros infantis com protagonistas negros que podem transformar para sempre a infância de milhares de crianças, além de revolucionar a sociedade em torno delas. Confira!
1. Menina bonita do laço de fita
Este é um dos livros infantis mais populares do Brasil! Escrito por Ana Maria Machado, autora que é referência em literatura para crianças, o título conta a história de um coelho que se apaixona perdidamente por uma linda menina negra. A partir de então, uma incrível amizade começa entre os dois. E o sonho do coelho é ter uma filha com a cor da pele tão pretinha quanto a da menina!
2. O menino marrom
Neste clássico da literatura infantil, ninguém menos que Ziraldo narra a história de uma linda amizade entre dois meninos, que têm entre si apenas uma singela diferença: um é marrom e o outro, cor-de-rosa! Mas, essa diferença não atrapalha em nada a infância dos melhores amigos, que descobrem as belezas e os questionamentos da vida juntos.
3. Amoras
A história repleta de poesia e simplicidade, escrita pelo rapper e compositor Emicida, mostra, de forma encantadora, a importância de descobrir quem somos e a que lugar pertencemos – na infância bem como na idade adulta.
4. As tranças de Bintou
Da autora Sylviane A. Diouf, especialista em cultura africana, a obra narra o crescimento de Bintou, uma menina que não se contenta com os birotes que tem no cabelo e sonha em ter as mesmas enormes tranças da sua irmã mais velha. Esta é uma linda e sensível história sobre as profundas transformações da infância para a adolescência.
5. Caderno de rimas do João
Escrito pelo consagrado ator Lázaro Ramos, a história mostra como João, um menino muito inteligente, enxerga o mundo – inclusive as questões mais sérias da sociedade. A leveza e a sensibilidade de João mostram como a visão de uma criança sobre o mundo pode transformar para sempre a vida dos seus pais, familiares e professores.
6. Flora
Bartolomeu Campos de Queirós é o autor de “Flora”, uma história que vai encantar você! O livro narra como a sensível menina Flora descobre o mundo. De forma muito esclarecedora e profunda, a menina mostra como valorizar as coisas simples da vida pode ser o segredo da felicidade.
7. O mundo começa na cabeça
Na cultura africana, trançar os cabelos é um costume ancestral. Mas, de acordo com os penteados, é possível identificar status, situação financeira, gênero, etnia ou idade das pessoas. Sem levar em consideração essa questão que pode ser, muitas vezes, opressora, Prisca Agustoni narra como algo simples como as tranças no cabelo podem ser pontes incríveis entre o passado e o amor em família.
8. Flávia e o bolo de chocolate
Escrito pela renomada jornalista Miriam Leitão, esta linda história mostra como a protagonista, Flávia, descobre o mundo, fazendo um simples questionamento: afinal, por que a sua pele é marrom e a da sua mãe é tão branquinha? O livro explica para as crianças, de forma lúdica e singela, a adoção e o impacto do amor em família na vida das crianças.
9. Iori descobre o Sol, o Sol descobre Iori
Nesta história de Oswaldo Faustino, a pequena menina Iori começa a ficar intrigada e a descobrir as sensações do mundo. Por exemplo, a luz do Sol, os barulhos da cidade grande, a escuridão da noite, a cor do céu nos fins de tarde. Esta narrativa simples prepara as crianças para as descobertas e novidades, estimulando a observação, o raciocínio e o vocabulário por meio das onomatopeias.
10. O pequeno príncipe preto
De Rodrigo França, este livro faz uma alusão ao clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, narrando a história de um menino que viaja por vários planetas diferentes, distribuindo amor com todos que ele encontra pelo caminho. Além disso, em sua trajetória, o garoto tem como sua grande companheira a árvore Baobá.
11. A bonequinha preta
Neste clássico de 1938, a autora Alaíde Lisboa de Oliveira conta a historia da amizade entre a menina Mariazinha e a sua boneca preferida. Mas, um dia, a mãe da Mariazinha não a deixou sair e levar a sua boneca preferida. Então, a menina pediu que a boneca se comportasse e ficasse no mesmo lugar até ela voltar.
12. Sulwe
Escrito pela atriz Lupita Nyong’o, o livro conta a história forte e surpreendente da menina Sulwe, que tem a cor da pele tão escura quanto a meia-noite, isto é, ela é a mais escura de todos que conhece: na sua família, na escola, nos vizinhos. Triste, a menina Sulwe passa dias desejando ser igual a todos que ela conhece. Mas, quando Sulwe menos espera, uma jornada mágica no céu da noite mais escura abriu os seus olhos e fez com que tudo mudasse para sempre.