A Youtuber publicou um vídeo relatando como a condição afeta sua vida sexual e declarou ter vivido momentos difíceis. Saiba mais sobre o que é ser intersexo!
Nesta terça-feira (21), a Youtuber e digital influencer Karen Bachini publicou um vídeo, em seu canal, afirmando ser intersexo. No vídeo, ela conta detalhadamente sobre como foi o processo para descoberta e as dificuldades que enfrenta com a condição.
Após realizar exames, Karen conta que se entendeu como uma pessoa pseudo-hermafrodita feminina. Ou seja, que possui os órgãos internos e genitais referentes ao sexo feminino, mas não produz hormônios. Ela conta ainda que passou por uma hormonização feminina, com pílula anticoncepcional, sem saber da condição de ser intersexo
Leia mais: O que é sapiosexual? Entenda o tipo de atração de Key Alves e Bela Gil.
A influenciadora também compartilhou o episódio quando, aos 18 anos, procurou por ajuda médica pois tinha um ovário muito pequeno e não possuia glândula mamária, e recebeu o diagnóstico de menopausa precoce. "Naquela época foi me dito que eu tinha menstruado em alguma parte da minha vida e entrei na menopausa. Mas eu sempre achei isso muito estranho porque, se eu tivesse menstruado, eu saberia", disse Karen.
A influenciadora contou que como não produzia hormônios femininos, passou pela puberdade apenas após o processo de hormonização. Logo após, ela parou com o uso do anticoncepcional por um tempo e viu seu corpo passando por mudanças bruscas, como a redução do tamanho dos seios.
A youtuber, que é casada há dois anos com o alemão Janosh, disse ainda que passou por momentos difíceis em relação ao seu corpo e na própria vida sexual. Segundo pesquisas da ONU, até 1,7% da população mundial pode ter tal característica. O que, no Brasil, significaria mais de 3,5 milhões de pessoas. Confira o vídeo abaixo:
O que é ser intersexo?
O termo intersexo descreve pessoas que naturalmente desenvolvem características sexuais que não se encaixam nas noções típicas dos sexos feminino ou masculino. Pelo fato de o assunto ser tão pouco discutido e, o dia 26 de novembro foi marcado como o "Dia da Visibilidade Intersexo".
Como é o corpo de um intersexo?
O corpo de uma pessoa na condição de intersexo varia do padrão de masculino ou feminino estabelecido culturalmente. Pessoas intersexuais podem nascer com genitais internos e/ou externos subdesenvolvidos, decorrentes sempre de alteração hormonal.
Esta alteração pode se referida na configurações dos cromossomos, na localização dos órgãos genitais como testículos que não desceram, pênis demasiado pequeno ou clitóris muito grande, final da uretra deslocado da ponta do pênis, vagina ausente, a coexistência de tecidos testiculares e de ovários, entre outros exemplos.
Quais são os tipos de intersexo?
A intersexualidade é associada a um conjunto amplo de variações dos corpos tidos como masculinos e femininos. Conforme denominação médica, a classificação dos tipos de intersexo baseia-se na natureza da gônada presente.
Os três grupos básicos são o pseudo-hermafroditismo masculino (PHM = genitália ambígua com testículos), pseudo-hermafroditismo feminino (PHF = genitália ambígua com ovários) e hermafroditismo verdadeiro (HV = testículo e ovário com ou sem genitália ambígua).
Gostou do conteúdo? Que tal conferir um pouco mais sobre sexualidades e compreender, por exemplo, o que significa a sigla LGBTQIA+?