A cerimônia dos Jogos Paralímpicos não será transmitida em canais abertos, mas existem outras formas gratuitas de assistir.
Luana Viard | 28 de Agosto de 2024 às 12:00
A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2024 acontece nesta quarta-feira (28), às 15h (horário de Brasília), marcando o início de 11 dias de competições.
Ao contrário dos Jogos Olímpicos, onde os atletas desfilaram pelo rio Sena, mais de 4.000 atletas paralímpicos irão participar de um desfile pela icônica avenida Champs-Élysées até a praça La Concorde, a maior da capital francesa.
O evento não será transmitido na TV aberta, mas poderá ser acompanhado pelo canal do Comitê Paralímpico no YouTube ou na TV fechada pelo SporTV 2, disponível para assinantes do plano Globo + Canais Ao Vivo no Globoplay.
Na TV Globo, os melhores momentos da cerimônia serão exibidos logo após o Jornal da Globo. A delegação brasileira entra na competição como uma das favoritas, com chances de terminar entre os cinco primeiros no quadro de medalhas. Confira a seguir como assistir à abertura das Paralimpíadas de Paris 2024 pela Internet.
Nesta edição, a delegação brasileira conta com 255 atletas com deficiência, além de 19 atletas-guia, três calheiros de bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro no remo, somando 280 pessoas, sendo a segunda maior delegação do mundo.
Dentre esses, 117 são mulheres, marcando a maior participação feminina na história do país. Na edição anterior, em Tóquio, o Brasil conquistou 72 medalhas, sendo 22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze, alcançando a sétima posição no quadro de medalhas.
De acordo com o diretor artístico Thomas Jolly, o objetivo do evento é reunir todos em um espírito comum para os Jogos Paralímpicos. Na segunda parte do desfile, na praça La Concorde, o público poderá assistir às apresentações artísticas e aos momentos protocolares, como os discursos das autoridades.
O destaque da cerimônia será o acendimento da pira olímpica. Diferente do usual, a chama será acesa em Stoke Mandeville, um vilarejo na Inglaterra, que em 1948 sediou o evento considerado o início das Paralimpíadas.
Leia também: Paralimpíadas: saiba quem são os brasileiros que estão em Paris em busca de medalha
Tudo o que você precisa saber sobre os Jogos Paralímpicos de 2024!
OMS avalia inclusão de remédios contra obesidade em lista de medicamentos essenciais
O que é analista de diversidade e inclusão? Profissão de Sarah Aline do BBB23
Diversidade em alta
Nova lei é uma verdadeira vitória para pessoas com autismo
Inclusão social: Pelo direito de brincar juntos