Nesta terça-feira (11), o artista maranhense João do Vale é o homenageado da vez no doodle do google. Conheça sua trajetória
Redação | 11 de Outubro de 2022 às 14:05
Nesta terça-feira (11) o google está homenageando a trajetória do cantor e compositor brasileiro, João Batista do Vale. Conhecido artisticamente como João do Vale, ele foi e ainda é uma das grandes referências da música no nordeste e Brasil. Além disso, no dia de hoje, João do Vale estaria completando 88 anos de idade.
O artista nasceu em 1934 na cidade de Pedreiras, no Maranhão. Encantado pelo universo musical desde criança, João começou a compor muito cedo e aos 13 anos já fazia parte do Linda Noite, bem-sucedido grupo de Bumba-Meu-Boi, onde o rapaz começou a se destacar enquanto compositor. Contudo, o artista também tinha interesse em outras áreas das artes, portanto, também foi contribuinte em peças teatrais. Como exemplo: Bumba0-Meu- Boi.
Leia também: 20 filmes para conhecer o Nordeste brasileiro
Na adolescência se muda para o Rio de Janeiro. No Rio, João do Vale consegue trabalho em obras, mas enquanto isso, consegue apresentar composições para artistas consagrados. Um desses artistas era Luiz Gonzaga, que gravou sua canção Madalena.
Porém, como era menor de idade, o compositor teve dificuldades de recebes os primeiros direitos autorais quando as suas canções começaram a ganhar as rádios.
Somente em 1950 é que João conseguiu apresentar uma de suas composições na Rádio Nacional. Ele não sabia escrever, no entanto, tinha toda sua melodia decorada. Sendo assim, chamou atenção na sua apresentação e dali adiante sua carreira artística decolou.
O artista teve uma carreira bastante produtiva até 1980, pois nesse ano veio a sofrer um derrame cerebral. Como consequência, ficou cadeirante e teve considerável redução de capacidade na comunicação. Porém, sua influência jamais foi esquecida.
Quinze anos depois, o Centro Histórico de São Luís inaugurou o Teatro João do Vale. Fora isso, em 2006 teve sua vida contada na peça teatral “João do Vale – o Poeta do Povo” e atualmente há uma estátua do artista no centro de sua cidade natal, Pedreiras.