Programador cria prelúdio de conto e ilustrações usando apenas Inteligência Artificial, e o resultado impressiona. Confira o resultado final.
A Inteligência Artficial é uma das tecnologias que encabeçam a chamada quarta revolução industrial e vem tomando lugares inimagináveis no mundo atual. Jonnathan I., programador que trabalha na empresa RobotCandy, criou uma Inteligência Artificial que é capaz de gerar contos e imagens impressionante
O conto “A história de Neverington: Prelúdio”, foi escrito e ilustrado inteiramente por uma IA, com somente discretas edições realizadas pelo programador. Jonnathan publicou seu conto no Linkedin e a tradução para o português foi feita através do Google Tradutor e publicada em uma reportagem assinada por Wagner Brenner no site Update or Die e conquistou um alto número de visualizações.
O conto é breve e aberto a uma possível continuação. Ele retrata um diálogo em uma taberna, onde um grupo de homens discutem sobre a causa dos inúmeros desaparecimentos de pessoas na pequena cidade de Neverington.
Confira a seguir o texto original e a tradução!
The story of Neverington | Prelude
The rumors had been circulating for weeks. People had gone missing in the small town of Neverington, and no one seemed to know why. Some even said that the disappearances were the work of a monster.
No one knew for sure, but the fear was enough to keep people indoors after dark. No one wanted to be the next victim.
One night, a group of men gathered in the local tavern, talking in hushed tones about the recent events.
“I tell you, something’s not right in this town,” one of the men said.
“Aye, that’s the truth,” another agreed. “I’ve heard tell that the missing folks were taken by a monster.”
“Nonsense,” a third man said. "It’s more likely the work of a killer.”
The men continued to argue until a fourth man spoke up.
“Whatever is responsible, we need to do something about it,” he said. “And I know just the man to who can help us.”
A história de Neverington | Prelúdio
Os boatos circulavam há semanas. As pessoas tinham desaparecido na pequena cidade de Neverington e ninguém parecia saber por quê. Alguns até disseram que os desaparecimentos eram obra de um monstro.
Ninguém sabia ao certo, mas o medo era suficiente para manter as pessoas dentro de casa após o anoitecer. Ninguém queria ser a próxima vítima.
Uma noite, um grupo de homens se reuniu na taberna local, falando em tom abafado sobre os recentes acontecimentos.
“Eu lhes digo, algo não está certo nesta cidade”, disse um dos homens.
“Sim, essa é a verdade”, concordou outro. “Eu ouvi dizer que as pessoas desaparecidas foram levadas por um monstro”.
“Disparate”, disse um terceiro homem. “É mais provável que seja o trabalho de um assassino”.
Os homens continuaram a discutir até que um quarto homem falou.
“O que quer que seja responsável, precisamos fazer algo a respeito disso”, disse ele. “E eu conheço exatamente o homem para quem pode nos ajudar”.
Veja agora as imagens geradas pela Inteligência Artificial.
Como a Inteligência Artificial foi capaz de fazer tudo isso?
A Inteligência foi programada a partir de uma única frase, que inspirou a "imaginação" e a "criatividade" do sistemas para que fosse criado todo o conto. Sobre as ilustrações, as imagens foram feitas com um único prompt na nova versão do sistema Midjourney V4. Os textos foram escritos com GPT3, text-davinci-002 model, um software que está evoluindo muito nos últimos anos, contendo uma linguagem natural e convencional.