A primeira edição de 2023 conta com mais de 220 mil vagas ofertadas em instituições de ensino públicas.
As inscrições para o primeiro semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas até essa sexta-feira (24). Para participar, os candidatos devem ter realizado a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido nota maior que zero na prova de redação. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do Sisu até as 23h59 do dia 24 de fevereiro.
Como funciona o Sisu?
O Sisu é um programa do Ministério da Educação de seleção de estudantes para ingresso nas universidades públicas. Nesta edição do primeiro semestre de 2023, são ofertadas 226.399 vagas para mais de 120 instituições, dentre elas 63 universidades federais.
O estudante pode selecionar até 2 opções de curso, podendo trocá-las ao longo de todo o período em que o sistema esteja aberto. É proibida a inscrição em uma modalidade diferente para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino.
Ao final da sexta-feira (24), o sistema irá fechar e as inscrições estarão encerradas, valendo as últimas opções de curso escolhidas registradas no sistema. Os resultados serão divulgados na terça-feira, dia 28 de fevereiro. Os candidatos selecionados deverão realizar suas matrículas durante o período de 2 a 8 de março.
Lista de espera
Caso você não passe na primeira seleção divulgada pelo Sisu, ainda pode disputar vagas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai do dia 28 de fevereiro até o dia 8 de março.
Para entrar na lista de espera, o candidato deverá escolher apenas uma das opções de curso indicadas no processo seletivo. Lembrando que a lista de espera lhe garante apenas um lugar na expectativa de direito à vaga ofertada. A matrícula depende da existência de outras vagas, comumente chamada de "rodar a lista". O estudante que for selecionado em uma de suas opções de curso não será apto para se inscrever na lista de espera, mesmo que acabe não realizando a matrícula.
As vagas destinadas à lista de espera são derivadas de possíveis desistências, perda de prazos ou falta de apresentação de documentos por parte dos selecionados na chamada regular.