O Enem é a prova mais importante do ano para muitos jovens. Tanto para os que estão se inscrevendo com treinees como para os que estão tentando uma vaga nas universidades públicas do país. Mas, esse ano, algumas mudanças aconteceram em relação as datas de inscrição para os dias de prova. Então, para ajudar você a não se confundir e a garantir sua vaga para realizar o Enem, juntamos todas as informações fornecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Governo Ferderal.
Leia também: Pintura feita por inteligência artificial é vendida por R$ 2 milhões e causa polêmica.
Datas para inscrição
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estenderam o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 em uma semana.
O período, que originalmente se encerraria nesta sexta-feira, 7 de junho, agora vai até a próxima sexta-feira, 14 de junho. Consequentemente, outras datas do cronograma do exame foram ajustadas. As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também poderão ser feitas até 14 de junho.
Data para o pagamento da inscrição
O pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até 19 de junho. O Inep realizará as provas nos dias 3 e 10 de novembro em todas as 27 unidades da Federação.
Qual o motivo da decisão?
O Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que a prorrogação do prazo de inscrição do Enem visa aumentar as oportunidades para os jovens ingressarem na graduação. Os estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever através da Página do Participante. Estudantes do ensino médio em escolas públicas são isentos da taxa de inscrição.
Em vários estados, como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, quase todos os concluintes da rede pública já estão inscritos. No Rio Grande do Sul, apesar das dificuldades devido à tragédia climática, mais de 70% dos formandos da rede pública já se inscreveram.
Como realizar a inscrição para o Enem 2024?
Para se inscrever no Enem, é necessário acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la seguindo as orientações da plataforma.
A aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência na edição de 2023 não garante a inscrição automática no Enem 2024; é preciso se inscrever no exame!
O portal do Inep oferece uma página com as principais orientações para os participantes e uma seção de perguntas frequentes, onde é possível encontrar respostas para as dúvidas mais comuns.
Para inscrever-se no Enem 2024, basta clicar aqui.
Fonte: INEP.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!