A imagem divulgada se mostra promissora para a ciência compreender melhor o fenômeno do buraco negro.
Na última quarta-feira (26), imagens divulgadas por cientistas registraram, pela primeira vez, o buraco negro no centro da galáxia Messier 87 (M87) expelindo um poderoso jato de matéria. As imagens são resultado de observações feitas em 2018 com os telescópios do Global Millimeter VLBI Array (GMVA), do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) e do Greenland Telescope (GLT).
A nova imagem proporciona novas dimensões dos estudos astronômicos, já que fez com que os cientistas entendessem como os buracos negros são capazes de lançar jatos tão energéticos.
Leia também: NASA compartilha som de buraco negro e é assustador
Com uma variedade de telescópios espalhados ao redor do mundo, as imagens conseguem capturar importantes detalhes para o estudo. A foto mostra o jato emergindo perto do buraco negro, no que os cientistas chamam de "sombra" do buraco negro. À medida que a matéria orbita o a região, ela se aquece e emite luz.
De acordo com Eduardo Ros, do Instituto Max Planck de Radioastronomia, a rede de telescópio irá cotinuar a realizar observações futuramente para desvendar como os buracos negros supermassivos podem lançar jatos poderosos.
Confira também: Telescópio James Webb captura novas imagens de Júpiter
“Planejamos observar a região ao redor do buraco negro no centro de M87 em diferentes comprimentos de onda de rádio para estudar mais a fundo a emissão do jato”, afirmou Ros. “Os próximos anos serão emocionantes, pois poderemos aprender mais sobre o que acontece perto de uma das regiões mais misteriosas do Universo."
O que é um buraco negro
Um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade puxa tanto que nem mesmo a luz consegue sair. A maioria das galáxias abriga um buraco negro em seu centro. Embora sejam conhecidos por engolir matéria ao seu redor, eles também podem lançar jatos de matéria que se estendem para além das galáxias em que vivem.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também como um astrônomo amador do Ceará aproximou os moradores das estrelas!