A decisão foi tomada pela Comissão Europeia, buscando ajudar o meio ambiente.
Ao ficar hospedado em hotel, é comum que o viajante utilize das pequenas embalagens de cosméticos oferecidas como cortesia. Shampoo, condicionador, sabonete líquido e outros. Fora a oportunidade de experimentar novos produtos, o costume ajuda o viajante esquecidinho. Porém, se você tiver passagem para Europa, se prepare, porque no velho continente, hotéis irão proibir distribuição de pequenos produtos de higiene.
Veja também: Como fazer sabonete líquido caseiro
Entenda os fatores determinantes para medida
A resolução foi tomada pela Comissão Europeia. Com liderança da presidente Von der Leyen, a Comissão Europeia é um órgão executivo da União Europeia (UE), porém, politicamente indepentende. Desta forma, possui a responsabilidade de elaborar propostas de novos atos legislativos europeus e de executar as decisões do Parlamento Europeu.
Portanto, a Comissão está com a dura missão de ajudar na consolidação da nova proposta de legislação climática para União Europeia. A ideia desta proposta é reduzir as emissões de carbono da UE em, pelo menos, 55% até 2030.
Porém, os países do bloco buscam alcançar uma meta mais ousada de neutralidade climática da UE até 2050.
Sendo assim, segundo a Comissão Europeia, essas pequenas embalagens de cosméticos prejudicam o meio ambiente. Isto porque, para que sejam produzidas, é preciso utilizar enorme gasto de plástico e papel.
Ademais,fora as embalagens de cosméticos, a proposta também visa proibir as embalagens de uso único, estimulando as pessoas a utilizarem recipientes reutilizáveis. Ou seja, é entendido que o plástico foi uma das invenções humanas de maior popularidade, porém, buscar alternativas ao cosumo de plástico tornou-se uma necessidade.
Leia também: Deixe sua vida mais verde com o consumo consciente
No entanto, a decisão ainda não possui uma data certa para entrar em vigor. Antes disso, o Parlamento Europeu ainda necessida ratificar a proposta.
As embalagens ainda serão encontradas?
Sim, as embalagens ainda serão encontradas. A medida proibirá apenas as pequenas embalagens gratuitas. Assim, os hotéis poderão comercializar esses cosméticos exclusivos em embalagens maiores.
Por fim, o que a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu também estão buscando com a medida é, trazer para a sociedade européia e mundial, a conscientização de que vivendo de modo ecologicamente correto, você pode aproveitar os recursos naturais, permitindo-se economizar e ainda reduz o impacto realizado no meio ambiente. Tornando-se um verdadeiro "eco-friendly".
Em poucas palavras, acredita-se que proteger o meio ambiente é uma maneira de garantir o futuro para as próximas gerações. Atitudes simples e ecologicamente corretas podem beneficiar a todos os lados.