As atualizações são mudanças regulares e contínuas que visam melhorar a experiência do usuário. E por ser uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Google já implementou várias atualizações ao longo dos anos. E a próxima já foi anunciada e deve afetar as contas de muitos usuários.
De acordo com o que foi divulgado pela empresa, a nova medida será adotada para eliminar contas inativas a mais de dois anos. A regra entrará em vigor a partir de dezembro de 2023 e valerá para Gmail, Drive e outros.
A mesma medida foi tomara pelo Twitter e causou polêmica nas redes sociais. Segundo Elon Musk, CEO da plataforma, essa "limpeza geral" tem como objetivo liberar mais nomes de usuário para o cadastro e manter a rede social atualizada.
Por que o Google irá excluir contas inativas?
A nova mudança faz parte da política de contas inativas. Segundo a empresa, os perfis que não são utilizados ficam mais vulneráveis a invasões e outros riscos de segurança digital. Por isso, serão deletados a fim de proteger os usuários. Alguns perigos citados por eles foram o hacking e o phishing.
As contas excluídas serão aquelas que, nos últimos dois anos, não tiveram login ou algum tipo de atividade. O Google informou que, antes de excluir as contas, enviará diversas notificações para tentar avisar os usuários da possibilidade de ter a conta deletada.
Leia também: Google Primer: conheça a plataforma de cursos gratuitos do Google
Como manter sua conta Google ativa?
Para manter a sua conta ativa é bem simples: basta realizar o login e eles entenderão que a conta está ativa e não deve ser excluída.
Outros métodos são usos comuns da conta, como visualização de vídeos no YouTube, envio de e-mails, utilização de serviços do Workspace ou até baixar um app na Google Play Store, a loja de aplicativos do Google.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!