Aprenda a identificar os sinais de um golpe do Pix e saiba como recuperar o dinheiro caso tenha sido vítima.
O PIX facilitou a vida de muita gente, inclusive a dos golpistas. Infelizmente, desde que a ferramenta chegou ao Brasil, estelionatários conseguem com cada vez mais facilidade e rapidez aplicar diferentes tipos de golpes.
Contudo, dependendo da situação, se você sair no golpe do PIX, há como recuperar o dinheiro.
O que fazer quando cair no golpe do PIX?
Embora possa parecer complicado recuperar o dinheiro, advogados especialistas em direito digital orientam vítimas a seguir os seguintes passos:
- Comunicar o banco para o qual o dinheiro foi enviado e pedir o bloqueio da quantia;
- Avisar o banco no qual é correntista e solicitar o congelamento dos fundos;
- Fazer um boletim de ocorrência;
- Entregar o B.O. aos bancos e pedir pelo procedimento de ressarcimento.
Os primeiros passos (avisar aos bancos e fazer o boletim de ocorrência) são de extrema importância e precisam ser feitos rapidamente.
Ao realizar uma transferência via PIX, o aplicativo do seu banco mostra o nome completo, banco e alguns números do CPF ou CNPJ do destinatário. Essas informações serão essenciais na hora de fazer a denúncia para tentar reaver o dinheiro. Caso você não tenha guardado o comprovante, você pode encontrar essas informações no seu extrato bancário.
É importante ressaltar que caso o dinheiro ainda esteja na conta, será mais fácil recuperar o valor perdido, pois o banco pode bloquear a transação. Mas mesmo que você consiga recuperar o dinheiro é importante fazer o boletim de ocorrência.
Segundo a advogada especialista em Direito Digital, Bruna Thalita, em entrevista ao site Tilt, "esse procedimento é importante para que a polícia seja alertada de que há criminosos aplicando golpes e haja uma investigação".
Leia também: Pix Internacional: O novo formato de transferência financeira
Golpes mais comuns para ficar de olho
Em grande maioria, as vítimas de golpes online são pessoas de baixa renda ou com pouca experiência com tecnologia. Porém, nada garante que pessoas fora desse grupo não vão cair. Confira quais são os golpes mais comuns e fique atento.
1. Invasão de perfil em rede social
Com essa técnica, golpistas induzem as vítimas (por mensagens de texto ou e-mail, por exemplo) a clicar em links maliciosos. A partir disso, os criminosos podem roubar dados pessoais, perfis em redes sociais. Funciona assim: o criminoso invade a rede social de uma pessoa. A partir daí, começa a anunciar a venda de produtos. Ele ganha dinheiro com o PIX feito pela vendas de produtos inexistentes.
2. Invasão do WhatsApp
Neste golpe, os criminosos invadem uma conta de WhatsApp (após a vítima clicar em links maliciosos ou transferir o código para trocar o app de celular). E passam a enviar mensagens para os seus contatos se passando por você pedindo dinheiro.
3. Empréstimo falso
Golpistas oferecem empréstimos falsos para conseguir dinheiro das vítimas através de sites falsos. Após você buscar um empréstimo e informar nome, telefone, e-mail e quantia desejada por um formulário online em um site falso, os bandidos entram em contato via WhatsApp se passando pela instituição financeira.
Os golpistas oferecem empréstimos "sem burocracias" entre R$ 5 mil e R$ 500 mil, pedindo em troca um sinal de entrada via PIX.
Agora que você já sabe o que fazer quando cair no golpe do PIX, veja como se proteger de alguns golpes e evite dor de cabeça.
E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!