Aprenda a fazer glitter biodegradável em casa e poupe dinheiro neste Carnaval.
O glitter está presente em quase todas as maquiagens de Carnaval, tornando a sua fantasia e o seu look mais brilhante e divertido. Mas você sabia que o glitter tradicional é extremamente prejudicial para o meio ambiente? Feito de plástico e alumínio, as partículas de glitter chegam aos rios e oceanos, levando anos para se decompor e causando grande prejuízo ambiental. Mas se você gosta do brilho, saiba que existe uma alternativa mais sustentável: o glitter biodegradável.
O que é e como fazer glitter biodegradável?
A conscientização a respeito da preservação do meio ambiente vem crescendo cada vez mais. Por isso, grandes marcas de produtos de beleza têm buscado alternativas que não agridam a natureza, como o glitter biodegradável. Entretanto, segundo pesquisa feita pela Universidade Anglia Ruskin, em Cambridge, e publicada no Journal of Hazardous Materials, o glitter biodegradável feito por algumas marcas também prejudicam o meio ambiente.
O estudo constatou que algumas marcas apesar de utilizarem um núcleo de celulose e não de plástico, ainda revestem o núcleo com alumínio para dar brilho e cobrem com uma fina camada de plástico. Dessa forma, esses produtos apenas "agridem menos" o meio ambiente, mas não resolvem o problema.
Mas não se preocupe, é possível fazer glitter biodegradável em casa, sem precisar pagar caro em lojas de cosméticos e ainda sem prejudicar o meio ambiente. Então, se você adora usar e abusar do brilho no Carnaval, veja como preparar o seu próprio glitter biodegradável!
Como fazer glitter biodegradável em casa
Este glitter que vamos ensinar é feito com produtos que dissolvem na água e que são fáceis de encontrar, como a gelatina incolor e corantes naturais. Veja o passo a passo a seguir:
- Primeiro, separe a gelatina incolor em pó. Se preferir uma versão vegana, escolha o ágar-ágar.
- Em seguida, escolha o pigmento que irá colorir o seu glitter. Pode ser: cúrcuma, spirulina, açafrão, urucum… Mas, se quiser, pode colocar pigmentos industrializados apropriados para a pele.
- Em seguida, dissolva a gelatina incolor em pó em um recipiente com água. Depois, misture o corante natural ou industrializado. Assim que a mistura estiver homogênea, espalhe por uma superfície lisa; pode ser o tampo de uma mesa ou um tapete de silicone. O conteúdo espalhado deve ter uma espessura fina. Deixe secar por mais ou menos 12 horas, ou até ficar completamente seco.
- Passado o tempo necessário, corte em pequenos pedaços e triture tudo num mixer, para que fique com o aspecto de glitter. Pronto! Agora você já tem o seu glitter biodegradável para brilhar muito por aí.
Se você for dar uma festa neste Carnaval, que tal colocar glitter comestível nas suas sobremesas? Confira o vídeo da confeiteira e influenciadora, Janaina Suconic, e aprenda a fazer esse glitter que além de dar brilho também é comestível!
O pó de mica é outra opção
A natureza é tão incrível que já possui uma versão mais que natural para o glitter: o pó de mica! Originário das rochas, o pó de mica tem um brilho próprio, boa aderência e pode ser encontrado em diversas cores. Por ser um produto vindo direto da natureza, pode ser retirado da pele com água! O pó de mica também é conhecido como pigmento em pó e é muito utilizado pela indústria de cosméticos. Sua única desvantagem é o valor, pois custa bem mais que o glitter comum ou o caseiro. Se você quiser experimentar, busque em casas de produtos para artesanato ou na internet.
Se você não quiser se desfazer do glitter industrializado que você ainda tem em casa, não tem problema. Mas, tome alguns cuidados na hora de removê-lo! Nunca tire o glitter da pele com água, utilize sempre um algodão com óleo corporal, creme hidratante ou demaquilante. Em seguida, jogue no lixo! Dessa forma você evita que o glitter vá parar nos rios e mares.
Dica extra: confete sustentável!
Para ter um carnaval mais ecológico, que tal fazer o seu próprio confete em casa? Com um furador de papel, crie confetes a partir de folhas de árvore que caíram no chão. Se veio da natureza, voltará para ela sem criar mais lixo!