Candidatos poderão corrigir suas provas e verificar o número de acertos antes da liberação das notas finais.
No último domingo (10), estudantes de todo o Brasil participaram do segundo dia de prova do Enem, com questões de ciências da natureza e matemática. Esse é um momento muito importante para os jovens que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior.
No entanto, com o fim do exame, alguns estudantes podem ficar aniosos pelos resultados. Para a felicidade dos vestibulandos, o Ministro da Educação informou que o gabarito oficial será divulgado antes do que estava previsto no cronograma.
Você também pode gostar:
Entenda a mudança
Seguindo o cronograma anterior, após os dois dias de aplicação da prova, a etapa seguinte é a solicitação de reaplicação, que vai de hoje até o dia 15. Em seguida, no dia 20 de novembro seria a liberação do gabarito oficial.
Porém, o ministro da educação, Camilo Santana, afirmou que a divulgação do gabarito será adiantada e as respostas corretas devem ficar disponíveis ainda nesta semana. Uma nova data ainda não foi informada, portanto é importante acompanhar as atualizações do Inep.
A princípio, a reaplicação das provas seguem marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro, enquanto o resultado final está previsto para o dia 13 de janeiro de 2025. Vale lembrar que o estudante que deseja ter uma noção de seu desempenho pode simular sua nota através de calculadoras disponíveis na internet.
Quanto a isso, é fundamental destacar que o Enem possui um método específico de correção, então a nota não depende apenas da quantidade de acertos, mas também de quais questões o candidato acertou. E a média final também varia, pois diferentes universidades aplicam pesos diferentes para a nota de ciências humanas e matemática, por exemplo. Logo, as simulações podem não ser 100% precisas.