A Noruega é um exemplo a ser seguido quando o assunto é crescimento sustentável. Não é de hoje que o país é referência quando falamos de energia
Douglas Ferreira | 14 de Agosto de 2019 às 19:00
A Noruega é um exemplo a ser seguido quando o assunto é crescimento sustentável. Não é de hoje que o país é referência quando falamos de energia renovável. Líder mundial em uma série de iniciativas ambientais, incluindo a maior taxa de carros elétricos do mundo, o país gera quase toda a sua energia através de fontes renováveis. Mas, um anúncio recente mostra que os noruegueses ainda querem mais.
A Noruega pretende usar seu fundo soberano de 900 bilhões de euros para promover investimentos em projetos de energia eólica e solar. A intenção é dobrar o compromisso existente e gastar mais de 12,5 bilhões de euros em planos para desenvolver a energia limpa necessária para combater a mudança climática.
O fundo soberano do governo, o maior do mundo, anunciou que está vendendo sua participação em 134 empresas de petróleo e gás que não têm divisões de energia renovável. E diz que, pela primeira vez, injetará recursos em projetos de energia renovável não listados em bolsa.
A notícia foi saudada como “avanço histórico” por Per Kristian Sbertoli, da entidade de pesquisa climática norueguesa Zero. Sverre Thornes, presidente do fundo de pensão norueguês KLP, disse:
Faça sua parte para ajudar o planeta e diminua sua “pegada de carbono”. Clique no link e veja como!