Fotografar animais de estimação exige paciência, rapidez e, frequentemente, habilidade. Confira algumas dicas de quem entende do assunto!
Julia Monsores | 14 de Agosto de 2021 às 14:00
Fotografar animais de estimação exige paciência, rapidez de reação e, frequentemente, habilidade. O animal pode virar-se de costas para a máquina, recusar-se a deixar um ponto inacessível – ou colocar-se numa pose ideal e depois mexer-se no momento do clique. Por isso, é preciso conhecer algumas artimanhas para fotografá-los. Confira logo abaixo e não deixe de conferir também como dominar a arte da fotografia de retrato!
Tente distrair a atenção do animal e/ou levá-lo a olhar para a máquina uma fração de segundo antes de tirar a fotografia. É mais provável que ele fique calmo e colabore em ambiente familiar; um lugar ou uma atividade da preferência do animal também ajudarão a ganhar a sua colaboração e a prever os seus movimentos.
Os gatos e animais pequenos – tais como hamsters, porquinhos-da-india e coelhos – muitas vezes ficam imobilizados durante alguns momentos quando colocados numa mesa de vidro. Por isso, peça a um membro da família ou a um amigo que o ajude. É praticamente impossível pegar num animal e utilizar a máquina ao mesmo tempo.
No ambiente externo, altere as propriedades da câmera para um ISO rápido, de 400 a 1.000. Assim, ele permite trabalhar com luz fraca e uma velocidade de obturador maior, reduzindo o efeito tremido se o animal se mexer quando disparar.
Ao utilizar flashs em interiores, evite o reflexo nos olhos do animal para que não pareçam vermelhos, fazendo refletir o flash contra uma parede ou o teto, ou tire uma fotografia de lado. Ou, se possível, utilize um suporte de flash para montá-lo ligeiramente para um dos lados da objetiva.
Se a sua máquina tiver várias regulagens, escolha e regule a abertura e a velocidade do obturador antecipadamente para que seja preciso apenas focar e compor a fotografia antes de apertar o botão. Outra ótima dica é configurar o seu smartphone para capturar várias fotos com um único clique. Assim você terá várias fotografias e depois escolher a melhor.
Agora que você já sabe como tirar fotos do seu pet, veja também 13 dicas de como tirar fotos sozinha com o celular.