Você sabia que o fóssil encontrado pode ser do primeiro ser humano do cerrado goiano?
Pesquisadores encontraram um fóssil de um humano com aproximadamente 12 mil anos no município de Serranópolis, em Goiás. A peça encontrada em março é possivelmente o vestígio de um dos primeiros habitantes do cerrado goiano.
A pouco mais de um metro do esqueleto, foram encontrados restos de carvão e crânios com mais de um século, afirmou Júlio Cezar Rubin de Rubin, professor e arqueólogo da PUC Goiás, responsável pela coordenação da pesquisa.
Leia também: 283 fósseis de dinossauros são encontrados em construção residencial em Uberaba
A equipe de escavação foi composta por 20 profissionais e alguns integrantes da Polícia Federal. Júlio Cezar explica que o estudo aponta a idade do fóssil entre 11.900 e 11.700 anos, mas a confirmação exata ainda está pendente. A estimativa ocorreu a partir de um pedaço de carvão com a mesma idade encontrado no que seria o pé do indivíduo.
Embora seja surpreendente, a idade não é o foco principal da pesquisa. O professor Júlio Cezar afirma que as informações sobre estilos e qualidade de vida encontradas a partir dos fósseis é que serão um esclarecimento para a comunidade acadêmica.
Confira também: 'Vírus zumbi' inativo há mais de 48 mil anos é localizado por cientistas
A partir da peça, será possível analisar a forma de alimentação, causa da morte e até dados sobre o clima da região na época de vida do indivíduo. De acordo com o professor, as escavações serão retomadas em agosto para análise de mais um metro de profundidade.
Serranópolis, um sítio arqueológico
A cidade de Serranópolis está inserida em uma região de vestígios arqueológicos. Pesquisas são realizadas na cidade desde a década de 1970. Estima-se que ainda possam existir mais de 80 mil artefatos na área.
E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também 5 fósseis de animais pré-históricos incríveis que você nunca ouviu falar!