Fósseis na China revelam dinossauro com pescoço de 15 metros

A análise de fósseis descobertos nos anos 80 indicam que o saurópode pode ser o dinossauro com maior pescoço que já existiu.

Carol Ávila | 20 de Março de 2023 às 14:10

- Imagem: Reprodução / Júlia d´Oliveira - ilustração de um Mamenchisaurus sinocanadorum

Fósseis de dinossauro encontrados na China indicam que um saurópode pode ter tido o pescoço mais longo já existente. O chamado Mamenchisaurus sinocanadorum despertou a curiosidade de pesquisadores chineses, norte-americanos no estudo, publicado em março no Journal of Systematic Paleontology. A conclusão foi a descoberta de um recorde: o saurópode em questão tinha um pescoço de 15,1 metros.

Leia também: Fósseis do maior pinguim que já existiu são desenterrados na Nova Zelândia

Para se ter uma comparação, um pescoço de 15 metros de comprimento corresponde ao tamanho de 6 pescoços de girafa. De acordo com Andrew Moore, paleontólogo da Stony Brook University e integrante da pesquisa, a descoberta não significa, necessariamente, que os Mamenchisaurus sinocanadorum foram, de fato, os maiores saurópodes já existentes.

"Mamenchisaurus sinocanadorum pode ser o saurópode de pescoço mais longo descoberto até agora, mas é provável que houvesse saurópodes maiores e mais longos vagando pelo Jurássico do que hoje é a China”, disse Moore ao jornal The Guardian.

A curiosidade de um pescoço tão longo

Imagem: Reprodução / Paul Barrett - fóssil de maxilar inferior de Mamenchisaurus sinocanadorum

 

Como os saurópodes evoluíram com pescoços tão longos e grandes corpos sem desmoronar sob o próprio peso vem intrigando cientistas desde que os primeiros fósseis dos animais foram recuperados.

Porém, os raios-X dos fósseis de Mamenchisaurus mostram que as vértebras eram leves e ocas, com espaços aéreos representando de dois terços a três quartos de seu volume. Características esqueléticas semelhantes a estas são vistas em aves que minimizam o peso para voar.

Nos saurópodes, esses esqueletos leves seriam propensos para fraturas, mas o animal tinha costelas no pescoço semelhantes a extensões ósseas das vértebras, que enrijeciam o pescoço e melhoravam sua estabilidade.

Os saurópodes foram uma espécie de dinoussauro que habitaram o território da atual China há cerca de 162 milhões de anos, no final do período Jurássico. Seres herbívoros, eles eram facilmente reconhecidos pelos seus longos pescoços. 

Leia também: 283 fósseis de dinossauros são encontrados em construção residencial em Uberaba

Os fósseis de Mamenchisaurus sinocanadorum foram descobertos em agosto de 1987, quando uma extremidade quebrada de pescoço foi encontrada em um local na Formação Shishugou, no noroeste da China. O local está localizado em Xinjiang e é uma rica terra para encontrar fósseis de vertebrados, incluindo dinossauros, pterossauros e animais parecidos com crocodilos, datados dos períodos do Jurássico Médio ao Final. Até o momento, quatro saurópodes adicionais foram nomeados a partir desta formação.

Andrew Moore afirma que a sua pesquisa continuará na busca de entender os mistérios da vida desses gigantes dinossauros.

“Isso apenas preenche sua imaginação com o que parecia para este animal viver, respirar e se mover em seu ambiente”, disse Moore.

Leia também

Vídeo de luzes misteriosas no céu dos EUA viraliza; veja vídeo e entenda

Covid-19: OMS alerta que variante Ômicron é predominante e continua evoluindo

Descubra a origem surpreendente desses 5 hábitos culturais

Não foi um asteroide? Há uma nova teoria para o fim dos dinossauros

Descubra como surgiu a lua e outras curiosidades sobre nosso satélite