A descoberta dessa grande quantidade de fósseis de dinossauro em Uberaba transformou a cidade no maior sítio paleontológico urbano do Brasil.
Carol Ávila | 9 de Fevereiro de 2023 às 18:40
Recentemente, mais de 280 fósseis foram encontrados em Uberaba, Minas Gerais, durante a construção de um conjunto habitacional. Agregada do Triângulo Mineiro, região propensa a tais descobertas, a cidade se destaca com o apelido de "Cidade dos Dinossauros".
De acordo com o geólogo da UFTM, Luiz Carlos Borges Ribeiro, a região de Uberaba já é conhecida como a área que possui mais dinossauros encontrados no Brasil, e, inclusive, movimenta o turismo local em torno dessa temática.
Com cerca de 340 mil habitantes, Uberaba ergue-se em cima de um solo rico em calcário, substância essencial no processo de fossilização, que permite a mineralização dos restos de ossos. Assim, encontrar fósseis no solo da cidade se tornou algo comum.
Leia também: Fósseis de dinossauros são encontrados em rodovia de São Paulo
Antigas obras e construções com escavadeiras já haviam revelado fósseis de dinossauros em outros terrenos uberabenses. No entanto, o que surpreendeu os especialistas e moradores dessa vez foi a quantidade de fósseis encontrados; um total de 283 fósseis.
Os fósseis foram encontrados a apenas 2 metros abaixo do solo no terreno onde está sendo construído o Residencial Tamareiras, que abrigará 467 casas.
Os fósseis encontrados em Uberaba são, geralmente, encaminhados ao Complexo Científico Cultural de Peirópolis, vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Alguns fragmentos costumam, futuramente, integrar a exibição do Museu dos Dinossauros, também vinculado à universidade. Segundo Thiago Marinho, coordenador do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e professor da UFTM, apesar de recente, a descoberta será fundamental para a pesquisa científica.
"Os fósseis são de diversas espécies diferentes de vertebrados e invertebrados, mas só saberemos realmente quando começarmos o trabalho de pesquisa. Por enquanto só recebemos o material, ainda em rocha, no Museu. Ainda precisamos prepará-lo para começar a pesquisa de fato”, declarou o especialista.
Fósseis de dinossauros são encontrados em rodovia de São Paulo
O mamífero mais antigo do mundo viveu no Brasil
Desastre natural levou humanidade à beira da extinção
Veterinários trabalham para evitar extinção de gorilas-das-montanhas
Fatos fascinantes sobre cidades invisíveis
Selfies com lontras: tendência nas redes sociais eleva risco de extinção