Por muito tempo a arqueologia australiana sofria com uma lacuna. A escassez de fósseis de dinossauros no território "Aussie" indagava paleontólogos sobre a existência das criaturas na região. Esses tipos de fósseis eram considerados extremamente raros no país e o continente Oceania gerava uma enorme lacuna na história dos dinossauros globalmente.
Leia também: Fósseis na China revelam dinossauro com pescoço de 15 metros
Tudo era um mistério até o ano de 1999, quando David Elliott, um fazendeiro de 66 anos da região de Winton, descobriu alguns fósseis em sua propriedade. A descoberta, no entanto, não era uma novidade para os moradores da região, mas sim para os acadêmicos.
Era comum que os residentes do centro-oeste de Queensland tropeçassem em vestígios antigos. David Elliott lembrou como seu pai costumava voltar para casa depois de um dia de trabalho na fazenda da família com os bolsos cheios de fósseis.
Assim que assumiu a fazenda, o australiano também seguiu o hábito de seu pai, sempre com um olho atento para fragmentos na terra. O diferencial desta vez foi a notificação. A população local não costumava contatar autoridades e cientistas quando eram descobertos fósseis em suas propriedades.
Leia também: 5 fósseis de animais pré-históricos incríveis que você nunca ouviu falar
No entanto, ao contatar paleontólogos, o senhor Elliott promoveu melhoras para os métodos de busca de fósseis na Austrália. Tendo vivido e trabalhado na fazenda por toda a sua vida, ele sabia quais partes do subsolo podiam ser vistas na superfície.
Quando os cientistas chegaram em suas terras, mais unidades de fósseis foram encontradas na escavação cerca de um metro e meio abaixo da superfície. Os paleontólogos começaram a usar o mesmo método para desenterrar mais ossos pela região, inclusive de um dos maiores dinossauros do mundo.
Criação da Australian Age of Dinosaurs
A partir das descobertas em sua terra, David Elliott criou seu próprio museu em um galpão, que mais tarde se tornaria a ONG chamada Australian Age of Dinosaur (Era Australiana dos Dinossauros, na tradução literal).
Os residentes locais que já conheciam e confiavam no senhor Elliott contribuíram para seu acervo com as descobertas anônimas de fósseis previamente feitas.