A cantora Preta Gil teve suas cinzas transformadas em diamantes e entregues a familiares e amigos.
Os familiares e amigos mais íntimos da cantora Preta Gil tiveram uma grata surpresa ao receberem diamantes feitos com as cinzas da cantora. Preta, que morreu em julho aos 50 anos em decorrência de um câncer de intestino, deixou explícito que desejava que as cinzas provenientes da cremação de seu corpo fossem usadas para a criação de pedras preciosas que deveriam ser entregues aos seus familiares e amigos mais íntimos.
Como foram feitas as pedras preciosas
O processo para criar esses diamantes acontece através da extração do carbono presente nas cinzas. A partir daí, a substância é convertida em grafite e submetida a altíssima pressão e temperatura, processo exatamente igual ao que acontece na natureza para formar um diamante, mas de maneira controlada em laboratório.
Segundo relatos, foram produzidas 12 pedras destinadas aos amigos mais próximos de Preta Gil, por meio de um laboratório em São Paulo, e uma pedra especial para a família Gil, feita em outro laboratório localizado em Curitiba.
Alguns amigos da artista se manifestaram nas redes
Alguns amigos demonstraram emoção ao receberem os diamantes. Um dos mais próximos, Gominho, disse que Preta era como “um diamante bruto, nunca lapidado”, e que a pedra que ele recebeu representa bem essa força e autenticidade: “Ninguém destrói, ninguém quebra. E ela era essa pessoa.”
Outro presenteado, Duh Marinho, compartilhou nas redes sociais cinco unidades da pedra, cada uma com o nome da cantora gravado a laser, visível apenas com lupa de alta ampliação, e se declarou: “Meu amor sempre comigo”.
Além do significado forte para aqueles que eram próximos à artista, também há um valor alto financeiro, afinal, estima-se que inicialmente, cada pedra sai em torno de R$ 3,8 mil para ser produzida.