O CEO da empresa anunciou que 25 lojas já haviam sido fechadas entre março e abril
A marca Marisa anunciou recentemente que pretende fechar 91 de suas lojas, medida que faz parte do plano de recuperação de rentabilidade da empresa. Além das dívidas, o processo deve custar em torno de R$ 62 milhões.
De acordo com o portal UOL, em recado aos acionistas da marca, a Marisa informou que 25 lojas consideradas "deficitárias" já foram fechadas entre março e abril. A previsão é de que mais 66 lojas serão fechadas nos meses de maio e junho.
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A nova estratégia visa obter um incremento de Ebitda, indicador que mostra o potencial de geração de caixa de uma empresa, de quase R$ 70 milhões por ano. A recuperação da Marisa também planeja uma redução de R$ 52 milhões em despesas.
A varejista afirma que já renegociou dívidas com 90% de seus fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis. Ao todo, a Marisa acumula uma dívida líquida de cerca de R$ 461 milhões, de acordo com o balanço do primeiro trimestre de 2023.
Mesmo em dívida, a empresa conseguiu obter resultados positivos comparados ao primeiro trimestre do ano passado, com um faturamento de mais de 400 milhões de reais. Entre as motivações para o processo de recuperação, foram citadas o cenário macroeconômico adverso e as elevadas taxas de juros.
"Estamos acompanhando de perto a evolução das iniciativas do governo federal para o setor de varejo no Brasil, que objetivam coibir a concorrência desleal e reestabelecer a isonomia tributária", disse João Pinheiro Nogueira Batista, CEO da Marisa, em comunicado.
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