O celular é parte da rotina, porém precisa estar carregado! Veja 7 hábitos para evitar, e prolongar a saúde da bateria do celular
Cadu Guarieiro | 25 de Abril de 2023 às 12:34
Hoje, não estar conectado é praticamente não existir. Para conversar no aplicativo de mensagens, solicitar um carro para viagem, e até mesmo fazer um pagamento pelo banco virtual, precisamos do celular, mas e se ele estiver descarregado?
Leia também: 8 passos para prolongar a bateria do celular.
Muitas vezes acabamos em maus lençóis pelo celular ter descarregado no momento mais importuno. Para evitar passar por perrengues no dia a dia, separamos 7 cuidados importantes para fazer a bateria do seu aparelho durar mais.
Por incrível que pareça, o ideal é nunca deixar seu celular carregar completamente, e sim até aproximadamente 80%. Para chegar aos 100%, a carga elétrica enviada do carregador para a bateria é mais alta que o recomendado, desgastando assim a vida útil dela.
Nem 0, nem 100. Não é recomendado deixar a bateria do celular carregar completamente, assim como também não é recomendado descarregá-la. Isso ocorre porque as baterias são medidas em ciclos, que variam entre 200 e 500. Quando o aparelho desliga completamente por falta de energia, outro ciclo é iniciado, ou seja: quanto mais vezes o celular zerar sua carga, mais ciclos serão gastos para ligá-lo novamente.
Os celulares foram fabricados para suportar temperaturas até 35ºC! Ao ultrapassar essa marca, o dispositivo fica suscetível a falhas dos componentes eletrônicos e danos ao display, causando manchas na tela. Além disso, a vida útil da bateria do celular pode ser reduzida significativamente, tendo em vista sua composição de íons de lítio. O calor excessivo ocasiona a aceleração das partículas, não sendo prejudicial só ao aparalho, mas podendo resultar em acidentes como explosões e incêndios.
Leia também: Como limpar sua tela sem estragar o seu aparelho.
Na pressa, os carregadores rápidos, ou popularmente conhecidos como "carregadores turbo", são ótimos aliados, porém, é preciso ter cuidado. Com esse tipo de carregador, a bateria receberá uma carga elétrica maior em um período menor de tempo, ocasionando o aquecimento, e como vimos anteriormente, celulares e altas temperaturas não devem se misturar.
Não só a entrada de carga elétrica na bateria do celular que produz calor ao dispositivo, o funcionamento de aplicativos e nossas mãos sobre ele também. Tente ao máximo evitar o uso do celular enquanto ele estiver conectado à tomada!
O ideal para preservar a saúde da bateria do celular é o uso do carregador de fábrica, porém, nem sempre é possível. Nesses casos, procure uma marca conhecida no mercado, e com as especificações indicadas para o seu dispositivo. É muito importante se atentar se o carregador possui o selo da Anatel, o que signifca que passou pela avaliação da agência.
Para evitar o gasto excessivo da sua bateria, preste atenção no nível de brilho que está sendo usado no celular. A tela é um dos componentes que mais consomem a energia do aparelho, então, administrar melhor o nível da luminosidade é uma boa alternativa para evitar o desgaste rápido do nível de bateria do celular.
Buscando melhores hábitos com seu dispositivo? Que tal aprender a limpar a lixeira do celular corretamente? É uma ótima forma de tirar os resíduos que possam estar causando a demora e os travamentos do aparelho.
7 dicas para aumentar a vida útil do seu celular
Smartphone sem câmera? Tudo em nome da privacidade
Como limpar capinha de celular: passo a passo completo
4 utilidades práticas para a câmera do seu telefone
Internet 5G chega ao Brasil com tecnologia DSS; entenda como funciona
17 aplicativos e funções escondidas no seu celular